Confira os serviços essenciais no fim de semana

Para este fim de semana (dias 12 e 13) a Prefeitura do Salvador disponibiliza serviços essenciais que funcionam em esquema de plantão. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) prossegue com atuação 24 horas na proteção civil dos cidadãos, com reforço nas atividades por conta da Operação Chuva e dos eventos da Fan Fest no Farol da Barra. Qualquer situação envolvendo casos como deslizamento de terra, alagamento de área e ameaça de desabamento podem entrar em contato com o órgão através do número gratuito 199.

Na área de atendimento e assistência à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza nove unidades de urgência e emergência durante todo o dia, localizadas nos bairros de Valéria, São Marcos, Pernambués, Imbuí, Itapuã, Periperi, Tancredo Neves, Centenário e Boca do Rio. No Farol da Barra estão instalados cinco postos móveis, além da realização da campanha Proteja o Gol, de prevenção e combate ao HIV. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conta com todas as ambulâncias de prontidão para atender à população de Salvador, através do número 192. A chamada é gratuita e o serviço funciona em regime de plantão 24 horas.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) estará presente neste final de semana em 36 postos fixos no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Aleluia. O atendimento contará também com quatro postos móveis, sendo um na Barra em apoio ao Corpo de Bombeiros e os demais para os trechos do Jardim de Alá a Patamares, de Patamares a Sereia de Itapuã e da Sereia de Itapuã a Aleluia.

Além do serviço de coleta em toda a cidade, as equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) estarão de plantão para atendimento nas imediações da Fan Fest. Para denúncias ou esclarecimentos, o público deve entrar com a Diretoria de Operações do órgão, através do telefone 3186-5060 ou pelo atendimento do Fala Salvador, no 156.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso Solo (Sucom) mantém plantão para atender os casos de poluição sonora. Quem quiser denunciar o problema deve ligar para o Disque Poluição Sonora, no 2201-6660. As equipes também vão atuar na região do Farol da Barra para coibir publicidade irregular, uso indevido do solo e poluição sonora.

Os agentes da Transalvador estarão nas ruas para realização do monitoramento do trânsito e das blitze de alcoolemia (Operação Lei Seca) em pontos estratégicos da cidade. Para as Fan Fest, o órgão terá especial atenção na fiscalização de táxis e estacionamento irregular, montagem de barreiras de trânsito na Marques de Leão, Farol da Barra e Avenida Oceânica, além do estabelecimento de Zona Azul na altura do Cristo, sentido Ondina, nos dois lados da pista. As denúncias sobre problemas tanto relativas ao trânsito como ao transporte coletivo devem ser encaminhadas através dos telefones 118 ou 156.

Os guardas municipais da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) vão dar apoio às ações municipais em eventos como a Fan Fest e as blitze da Lei Seca, promovidas pela Transalvador, além do trabalho rotineiro nas praças e ruas da cidade.