População de Salvador aproveita vacinação contra Covid-19 e gripe

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, nesta terça-feira (11), uma megaestratégia de vacinação contra a gripe e Covid-19 em Salvador. Denominada de Covigripe, a ação envolve mais de 60 postos de imunização entre pontos fixos e drive-thru – alguns desses locais, inclusive, com horário estendido até as 18h.

“Estamos mobilizando todas as equipes para fazer o dia de combate à Covigripe com a oferta simultânea das vacinas contra influenza e a primeira, segunda e terceira doses da Covid-19. Esse é mais um esforço da gestão municipal em conter o avanço dos casos de H3N2 e do coronavírus que voltaram a crescer na cidade”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

Um dos pontos mais movimentados foi a Arena Fonte Nova, para aplicação da terceira dose da Covid-19. A ação mobilizou os soteropolitanos elegíveis que, preocupados com o avanço do coronavírus na cidade, formaram uma fila que contornava a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A movimentação foi grande, também, em outros pontos da cidade.

Na Estação da Lapa, onde era aplicada a vacina da gripe, o movimento era intenso de pessoas de todas as idades se vacinando. Uma das pessoas que garantiu a imunização foi a técnica de enfermagem Fabíola dos Santos. Aos 24 anos ela afirmou que, após ficar gripada e, vendo o atual cenário epidemiológico da cidade, resolveu se precaver. “Assim que tive a oportunidade, eu vim logo. É importante até para conscientizar os outros”.

Na fila da vacinação, o que se via também eram pais e filhos se vacinando juntos. Este foi o caso da cozinheira Lúcia Maria, de 35 anos, e do filho Lucas, de 12 anos. Ela conta que decidiu se prevenir e cuidar da saúde, ainda mais quem precisa circular na cidade em razão do trabalho. “Todo mundo que precisa se expor tem que fazer o mesmo para que venha a melhora”. Para quem ainda não se vacinou, ela deu um recado: “Procure vir logo tomar a vacina, porque cuidando de você, cuida do próximo também”.

A vacina da gripe está sendo aplicada exclusivamente em residentes com Cartão SUS da capital baiana e que não tomaram o imunizante em 2021. Desde o ano passado, 445 mil pessoas receberam a vacina contra gripe na capital baiana. O número corresponde a 63% das mais de 820 mil pessoas que podem receber o imunizante na cidade. A meta da SMS é aplicar a dose em, pelo menos, 90% do público elegível que reside na cidade.

Já a vacina contra a Covid-19 é aplicada apenas em quem está com o nome na lista do site da SMS (www.saude.salvador.ba.gov.br). Até as 16h30 de hoje, a estratégia havia alcançado 20.592 pessoas, sendo 15 mil delas imunizadas com a 3ª dose. A estratégia completa pode ser conferida no site da SMS, redes sociais da Prefeitura e veículos de comunicação.