Salvador ganhará instituição com foco no Empreendedorismo Social

Salvador vai ganhar uma nova instituição na próxima quarta-feira (27), às 9h, quando acontece o lançamento do Instituto Parque Social na própria sede, localizada no Parque da Cidade, no Itaigara. O evento reunirá autoridades municipais, estaduais e federais, empresas do terceiro setor, parceiros e representantes das diversas comunidades da capital baiana. Na ocasião, será apresentada a nova proposta de atuação da instituição, sob a presidência de Rosário Magalhães, que terá como foco o Empreendedorismo Social e a participação cidadã voltados para o desenvolvimento local sustentável.

Entre as novidades que o Parque Social vai trazer à cidade está a criação do Programa Comunidade Empreende, que tem a finalidade de disseminar a cultura de autodesenvolvimento comunitário. A atividade vai potencializar o Empreendedorismo Social como mecanismo de empoderamento do cidadão e das comunidades, além de valorizar os recursos e talentos locais. Outra iniciativa também são os Núcleos de Estímulo ao Empreendedorismo, onde projetos voltados para a mulher, jovens, adultos e idosos vão capacitar e estimular uma ação cidadã efetiva e comprometida com o coletivo.

Também voltado para a população, o Núcleo de Atendimento Comunitário (NAC) pretende apoiar, capacitar e instrumentalizar lideranças com atuação efetiva nas comunidades e dirigentes de organizações sociais. O intuito é fortalecê-los em suas atividades e contribuir para que atuem como agentes de transformação social, na busca por resultados.

Para Rosário Magalhães, a instituição definiu este foco por perceber a necessidade de ações sociais de relevância para o desenvolvimento de uma sociedade mais digna e justa. “Na atuação do Parque Social temos, como principal crença, a capacidade das pessoas e comunidades como agentes de mudança do seu próprio destino. Para efetivação das ações, buscamos parceiros que, através de um real engajamento, otimizem e agreguem valor aos nossos resultados. Também é nosso compromisso a busca incessante pela profissionalização da gestão”, complementou.

O Parque Social vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do (71) 2105-2600 ou do endereço eletrônico www.parquesocial.org.br.