Logo Prefeitura de Salvador

População pode fazer troca de lâmpadas fluorescentes por LED nas Prefeituras-Bairro

Criado: 17 Agosto 2022

A parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba para o fornecimento de lâmpadas residenciais de LED tem gerado resultados positivos na cidade. De dezembro do ano passado até junho deste ano, 5.467 lâmpadas fluorescentes/incandescentes foram trocadas por lâmpadas de LED nos postos de atendimento das Prefeituras-Bairro do Cabula, Cidade Baixa e de Itapuã. 

Desse total, 2.481 lâmpadas foram trocadas na Prefeitura-Bairro do Cabula, 2.385 na Prefeitura-Bairro de Itapuã e 601 na Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa. Além de portar em mãos a carteira de identidade e a lâmpada fluorescente igual ou superior a 14w, ou incandescente, para realizar a troca, o cidadão deverá ser o titular da conta. Caso não seja, o indivíduo precisa apresentar uma declaração de moradia. 

A cada cinco anos, o solicitante poderá realizar a troca de oito lâmpadas, por contrato. Caso possua mais de um contrato em seu nome, ele poderá trocar apenas cinco unidades por contrato. Em média, cerca de 50 lâmpadas são trocadas diariamente.  

“As lâmpadas do tipo LED geram bem-estar. Elas não esquentam, são mais eficientes e economizam em até 65% no valor de energia, se comparada com a lâmpada fluorescente”, disse o atendente da Coelba, Iuri Queiroz. Os pontos de troca também valem para o descarte ideal. As lâmpadas descartadas são enviadas para a central de reciclagem.  

Joelma Santos, de 23 anos, fez a troca dos produtos na Prefeitura-Bairro de Itapuã e foi só elogios à iniciativa. “As lâmpadas em LED são ótimas, iluminam bastante! Já avisei aos meus amigos e vizinhos para também participarem da iniciativa”. 

Demais serviços – Além das trocas de lâmpadas, de dezembro do ano passado a junho deste ano, as três Prefeituras-Bairro citadas realizaram outros atendimentos juntamente com a Coelba. Foram feitos 4.857 atendimentos ao público, 1.523 atualizações cadastrais, 988 atendimentos de tarifa social, 178 atualizações ou troca de titularidades cadastrais, 126 atendimentos para mudança da data de pagamento, 70 religações e/ou reativações, 47 novas ligações de energia e 39 negociações de débitos 

As Prefeituras-Bairro funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o atendimento, é necessário fazer o agendamento prévio através do site https://horamarcada.salvador.ba.gov.br/ ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão.

Skip to content