Portais na Barra auxiliam na conscientização para uso da máscara

Com a instalação de três pórticos da Prefeitura para fiscalização da orla da Barra, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem atuando, desde o último fim de semana, na orientação da população sobre a importância de evitar aglomerações e do uso de máscaras na região. Entre a última sexta-feira (28) e o domingo (31), os agentes da GCM distribuíram cinco mil máscaras, sendo 700 na sexta, duas mil no sábado e 2,3 mil no domingo.

Os pórticos estão instalados próximo ao Farol da Barra, perto do Porto da Barra e o terceiro nas imediações do Barra Center. De acordo com o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, a avaliação do primeiro fim de semana de atuação na localidade foi bastante positiva.

“Além da distribuição de máscaras, que nos surpreendeu pela alta demanda, ou seja, pelo grande número de pessoas circulando sem este equipamento de proteção individual depois de dois anos de pandemia, nossa fiscalização contribuiu para reduzir em 50% as aglomerações na orla da Barra. Devemos continuar essa ação nos próximos fins de semana”, disse Lima. Ele frisou ainda que a abordagem da GCM é exclusivamente pedagógica, sem repressão aos transeuntes.

Demais atuações – A GCM também atuou com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) na fiscalização dos protocolos sanitários nas feiras livres, bem como apoiou a Transalvador nas blitz de Lei Seca. Os agentes ainda acompanharam a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e a Polícia Militar (PM-BA) na Operação Sílere, que combate violações à Lei do Silêncio.

Ao todo, 100 guardas estiveram nas ruas no último final de semana, auxiliando, inclusive, no patrulhamento preventivo de parques públicos e praias. Durante as ações preventivas e de ordenamento, não houve registros de ocorrências relevantes.