Posto da Transalvador já emite credencial para vaga especial

Atendimento será feito a idosos e pessoas com deficiência no piso L2 do Salvador Shopping até 6 de setembro

Jeferson Costa, 67 anos, foi o primeiro a se cadastrar e receber o cartão de identificação para uso de vagas especiais destinadas a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos estacionamentos públicos e privados. Antes das nove da manhã, o aposentado já aguardava o início do atendimento do posto da Transalvador, no Salvador Shopping. Menos de uma hora depois, ele já estava de posse do cartão de identificação.

“Ouvi a notícia da abertura do posto ontem, no rádio, e vim logo cedo fazer meu credenciamento para obter o cartão”, comentou Costa, que mora no bairro Costa Azul. Para ele, frequentador assíduo de shoppings, a obtenção do documento não vai deixar mais dúvida de que seu carro tem o direito de estacionar na vaga especial. “O cartão vai estar lá no painel do carro para todo mundo ver”.

Presente à inauguração do posto da Transalvador, que vai cadastrar idosos e pessoas deficientes no Salvador Shopping, até o dia 6 de setembro, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, disse que inicialmente todo o esforço foi educacional. No entanto, a partir de agora, com a campanha de credenciamento iniciada, não haverá mais tolerância com aqueles que estacionam indevidamente nas vagas especiais.

“A Transalvador já começou a multar os veículos estacionados irregularmente nas vagas reservadas a idosos e pessoas deficientes. Vamos intensificar a fiscalização e punir o abuso desses maus cidadãos”, avisou Aleluia. O superintendente do Salvador Shopping, Gian Franco, satisfeito com a parceria, aprovou a iniciativa do secretário.

Com funcionamento das 9 às 22 horas, o posto da Transalvador está localizado no piso L2 do Salvador Shopping, em frente ao elevador da Praça de Serviços, ao lado da Loja Brooksfield. Para fazer o credenciamento, o interessado deve apresentar cópia e original da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência recente e atestado médico (nos casos de deficiência).

Caso prefira se credenciar na Transalvador, o interessado deve acessar o site www.transalvador.salvador.ba.gov.br, preencher e imprimir o formulário disponível, entregando-o na sede do órgão, nos Barris. Em 24 horas o documento estará pronto.

Desde junho, a Transalvador fiscaliza o estacionamento irregular em vagas destinadas a idosos, com mais de 60 anos, e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tanto em vias públicas quanto em estacionamentos comerciais. Quem não respeita a vaga preferencial comete infração prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 53,21 e 3 pontos na carteira de habilitação.