Postos de saúde montados para Copa do Mundo receberam 40 pacientes

Quarenta pacientes receberam atendimento através dos postos médicos avançados (PMAs) instalados pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade para garantir atendimento a baianos e turistas que estão acompanhando os jogos da Copa do Mundo na capital.

Desses atendimentos, 16 foram realizados até às 20h desta segunda-feira (16) nos PMAs instalados no Campo da Pólvora, Barris e Barra. O PMA instalado na Av. Mário Leal Ferreira não contabilizou ocorrência.

O caso mais grave foi de um torcedor de 77 anos que apresentou quadro de hipoglicemia e hipotensão enquanto assistia à partida entre Alemanha e Portugal, na Arena Fonte Nova. Por ser cardiopata, ele foi regulado pelo SAMU para o Hospital Santa Izabel, instituição que mantém contrato com a Prefeitura para atendimento de patologias cardíacas. O torcedor realizou exames complementares, que descartou infarto agudo do miocárdio, e passa bem.

Fora do perímetro do evento foi constatado o óbito de uma sul-africana, de 41 anos. O SAMU foi acionado para prestar atendimento no hotel onde estava hospedada, no Rio Vermelho, mas ela não resistiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para elucidação das causas do óbito, e o caso foi informado ao Itamaraty e Embaixada da África do Sul, que procederão com o translado.

Prevenção – Visando estimular a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce, a Prefeitura e a Unaids realizam nas imediações do Farol da Barra, onde acontece o Fan Fest, a campanha Proteja o Gol, com distribuição de camisinhas e realização de testes rápidos. Em dias de Fan Fest, uma unidade móvel funciona das 12h às 23h realizando testes para detecção do HIV. Desde a última quinta-feira (12), já foram realizados 260 testes, com seis casos positivos, todos encaminhados para tratamento na rede de referência. Foram distribuídas no período 64 mil camisinhas.