Postos de saúde realiza teste rápido para tuberculose

Acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 14h, na Praça da Revolução, em Periperi, a abertura oficial da campanha nacional de combate à tuberculose em Salvador. A solenidade contará com a presença do coordenador do programa nacional da doença, Dráurio Barreira, e do secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves.

O evento marcará também a implantação do teste rápido para detecção da tuberculose na atenção básica de Salvador. O serviço permitirá que os pacientes com suspeita da morbidade possam ser diagnosticados com mais rapidez, facilitando o tratamento. Atualmente, o diagnóstico se dá com auxílio do exame baciloscopia de escarro, cujo resultado é dado entre 24 e 48 horas, ou através da cultura dos bacilos, que leva de 30 a 60 dias para fornecer resultado com a margem de precisão de 60%.

Com o novo método, a análise do material é realizada em apenas  duas horas. O Gene Xpert, como é denominado o teste, tem sensibilidade de 99%, o que significa maior exatidão, evitando que a pessoa receba um resultado negativo tendo a doença.

Salvador é a terceira capital do país em número de casos da doença. Em 2013, foram notificados 2.566 pacientes. Este ano, já foram notificados 714 novos casos. Para prestar a assistência necessária aos pacientes, a Prefeitura oferece atendimento ambulatorial e medicamentos em cerca de 95 unidades de saúde.

Além disso, realizou em novembro do ano passado a primeira etapa da capacitação de profissionais da rede de básica no controle da tuberculose com o objetivo de sensibilizar e habilitar os cerca de 80 participantes recém contratados – médicos e enfermeiros – para as ações voltadas ao controle dessa doença.

Em dezembro passado, a Prefeitura também reinaugurou o 2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora, que, desde 2002, não passava por reformas estruturantes. A unidade, implantada há 107 anos já como referência no tratamento da doença no município, está organizada para atender cerca de 1.600 pessoas por dia.