Praça Ana Lúcia Magalhães passa por requalificação

A Praça Ana Lúcia Magalhães, um dos principais pontos de lazer do bairro da Pituba, está sendo requalificada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador e a rede varejista Cencosud, responsável na Bahia pela Perini, e os supermercados G Barbosa e Mercantil Rodrigues. A ação integra o programa Verde Perto, uma iniciativa da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) que prevê a adoção de espaços públicos por pessoas físicas ou jurídicas, além de outras ações para a expansão das áreas verdes da cidade de Salvador.

Ana-Lucia-Magalhaes-1

“O Programa Verde Perto vem cumprindo o seu papel e formalizando importantes parcerias para a recuperação das áreas verdes de nossa cidade. Sem dúvida as intervenções feitas pela Cencosud vão permitir que a comunidade da Pituba volte a apreciar e conviver na Praça Ana Lúcia Magalhães”, afirma o titular da Secis, André Fraga.

Entre as melhorias realizadas na praça estão a recuperação hidráulica e elétrica do espaço, a revitalização da ciclovia e recuperação dos bancos, brinquedos e aparelhos de ginástica, replantio da grama e adubagem do solo, entre outros. A pedido da população que frequenta o local, foram construídos banheiros para uso dos motoristas de ônibus, já que a praça localiza-se próxima ao final de linha da Pituba.

Mesmo com as obras ainda não concluídas, a revitalização já tem gerado impactos positivos para os moradores da localidade. “A reforma tem atraído mais pessoas para a praça, o que torna o lugar mais movimentado. Tenho me sentido mais segura para transitar por aqui e aproveitar o espaço com minha família”, afirma a arquiteta Lília Ventura, que reside próxima à praça desde a infância.

O Termo de Adoção firmado entre o poder público e a Cencosud é válido por um ano, com a possibilidade de prorrogação. Dessa maneira, até dezembro de 2014, a empresa é responsável pela recuperação do espaço. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal, através da Secis, deve supervisionar todo o trabalho realizado durante o período.