Praça da Piedade é entregue totalmente reformada

O prefeito ACM Neto entregou nesta quarta-feira (12), completamente reformada, a Praça da Piedade, no Centro, devolvendo mais um espaço para convivência de moradores, transeuntes e turistas. O investimento de R$327,8 mil permitiu recomposição do granito, que em grande parte havia sido roubado, causando prejuízo de R$ 50 mil, restauração do paisagismo, iluminação reforçada, além da limpeza, recuperação geral do gradil e troca dos portões que estavam danificados.

PRACA1302 Na iluminação cênica, foram valorizados os bustos dos heróis da Revolta dos Alfaiates. As antigas luminárias de vapor de sódio de 250 watts, que tem uma cor amarelada, deram lugar às metálicas, com 400 watts, que permitem maior luminosidade e sensação de segurança. A fonte luminosa também foi recuperada. As intervenções fazem parte de um conjunto de ações para beneficiar a região, que inclui ainda a recuperação da Praça da Sé, a ser entregue nos próximos dias.

PRACAPIEDADE1302

Em discurso, o prefeito ACM Neto garantiu que a Guarda Municipal estará presente integralmente na praça, protegendo o patrimônio público. “Não vamos permitir pichações nem que as pessoas joguem lixo no chão. Vamos prender e processar se flagrarmos vandalismo. Mas contamos também com o apoio dos cidadãos, pois o dinheiro investido aqui é de todos nós. Temos que zelar pelo patrimônio público”, salientou.

Neto disse que é prioridade da Prefeitura devolver os espaços públicos à população. “As pessoas precisam voltar às praças e aos espaços públicos. Por isso, na semana que vem vamos entregar totalmente reformada a Praça da Sé. Estamos atuando firmemente para requalificar a parte antiga da cidade”, disse, destacando iniciativas como o ordenamento dos ambulantes da Avenida Sete de Setembro, que está em curso.

A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal), estima investir em 2014 cerca de R$3 milhões em requalificação e construção de praças, número muito superior ao praticado no ano anterior, que foi de R$1,1 milhão, quando a administração ainda se organizava para ampliar os recursos para melhorias da infraestrutura urbana. Ontem, foi entregue a Praça do Bariri, em Plataforma, que se somou às praças do Vale das Pedrinhas (final de linha), Vasco da Gama (trecho final, próximo à Lucaia), Irmã Dulce (Mata Escura) e Cosme de Farias. Na próxima semana, será entregue a Praça da Sé, no Centro Histórico, totalmente reformada.

Estão concluídas as obras em cinco praças ao longo do canal do Bate Estaca (Uruguai), Praça Paraipaba (Luiz Anselmo), Praça Santo Agostinho (no bairro que leva o mesmo nome) e Praça da Luz (Calabetão). Estão em execução as intervenções na Praça Marques de Olinda (final de linha do Garcia), que foi totalmente reconstruída, Praça de Valéria e Praça Belo Horizonte (Pituba).

Foram beneficiadas com manutenção a Praça Almeida Couto (Nazaré), Praça do Sol (Periperi), Praça da Revolução (Periperi), Praça de Marechal Rondon, Praça Gengibirra (Liberdade), Praça Fazenda Grande II, Praça Celestial (Bairro da Paz), Praça Popular (Bairro da Paz), Praça das Decisões (Bairro da Paz), Praça da Rótula (Cajazeiras), Praça do Arraial do Retiro, Praça Elza Buffoni (Cajazeiras), Praça Wilson do Carmo Pires (Lobato), Praça do Rio Sena, Praça do Calabar, Praça da Soledade, Praça Almirante Coelho Neto (Barris).