Praça das Mãozinhas recebe feira de saúde para população negra nesta sexta (26)

Em mais uma ação alusiva ao Novembro Negro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma feira de saúde dedicada à população negra, na Praça Marechal Deodoro (Praça das Mãozinhas), no Comércio. A ação acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h.

Entre os serviços oferecidos por multiprofissionais da saúde estão aferição de pressão; testagem para doenças sexualmente transmissíveis; orientação nutricional e prevenção de hipertensão e diabetes. Também serão realizados distribuição de preservativos, práticas integrativas: chás medicinais, aromaterapia e acupuntura; parceria para impressão dos cartões SUS e Primeiro Passo; orientação e prevenção à tuberculose e hanseníase; orientação para cuidados com a doença falciforme; saúde do homem, saúde LGBTQIA+, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança; além de vacinação contra a Covid-19.

A responsável pelo campo temático da Saúde da População Negra, Elenilda Farias, avalia a necessidade das ações. “Além de ser um momento de celebração desta data tão importante, a ação é uma forma de contribuir na discussão para o combate ao racismo e aumentar o acesso da população aos serviços de saúde”, considera.

“Em Salvador, onde a maioria da população é negra, o histórico é de luta e superação. A promoção de ações como essa é fundamental para o empoderamento desses cidadãos. Precisamos entender que a população mais pobre necessita cada vez mais de serviços que estejam condizentes com as suas demandas”, justifica o coordenador da Unidade de Acolhimento ao Adulto da SMS, Edmundo Pontes.