Praça na Pituba é requalificada e oferece wi-fi gratuito para população

Criado: 19 Agosto 2022

Quem reside na Pituba passa a ter mais uma alternativa de lazer, convivência e até mesmo tecnologia: a Praça Belo Horizonte, situada na Rua Amazonas. O equipamento foi entregue aos moradores na noite da sexta-feira (19), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e dos titulares da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, dentre outros gestores municipais.

Na ocasião, o prefeito destacou os esforços municipais para requalificar os espaços públicos e devolvê-los aos cidadãos. “Em um período tão curto, nunca se construiu ou recuperou tantas praças em nossa cidade. Sabemos a importância de um equipamento como este para a comunidade e esta praça contempla todas as idades. Um equipamento como este serve não apenas para o lazer, mas também para a integração das pessoas.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para anunciar um novo projeto que irá impactar a cidade. “Nesta praça instalamos wi-fi gratuito. Assim como ela, outras 200 que vamos definir também terão. Estamos fazendo 800 km de infovias em toda a cidade e isso vai permitir a gente disponibilizar internet gratuita nas praças, espaços públicos, estações, parques da cidade e locais onde a população transita”.

Investimento – A praça possui uma área de 3,8 mil m² e uma infraestrutura atrativa para todos os públicos. As crianças, por exemplo, têm a opção de aproveitar o espaço infantil, que possui até balancinho. Para incentivar a prática de atividades físicas e a prevenção de doenças associadas ao sedentarismo, o equipamento de convivência possui academias de ginástica e saúde.

Há ainda diversos atrativos como espaço game com futmesa e mesa de pingue-pongue e áreas com gramados sintético e natural para embelezar ainda mais o espaço. O investimento da Prefeitura no local foi superior a R$1 milhão.

Moradora do bairro há quase três décadas, Aline Santos contou que tem desfrutado de bons momentos na praça com sua filha Maria Luiza, de cinco anos. “Estou trazendo minha filha para brincar aqui todos os dias depois da escola. Ficou muito bom este espaço e está sendo maravilhoso para nós. Estamos aproveitando muito”, afirmou.

A Pituba tem como característica ter praças amplas, assim como a Praça Belo Horizonte, que foi entregue requalificada. Outros espaços semelhantes estão passando simultaneamente por este processo de requalificação no bairro, a exemplo das praças Ana Lúcia Magalhães, Nossa Senhora da Assunção e São Vicente.

Balanço – Apenas em 18 meses da atual gestão municipal a Prefeitura já entregou 204 praças construídas ou requalificadas em diversos pontos da cidade. Há ainda 124 em execução na cidade, estas escolhidas pela população através do programa Ouvindo Nosso Bairro ou, ainda, por solicitação das comunidades junto à Prefeitura.