Praça pública é opção para meditação e relaxamento em Salvador

Com uma estrutura para contemplação de paisagismo, a cidade de Salvador conta com uma área pública para meditação e relaxamento. O espaço é a Praça Confúcio, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara. O desenho da praça foi inspirado na bandeira da paz mundial como símbolo tríade, que possui como uma das interpretações a representação do passado, do presente e do futuro, encerrado no anel da eternidade.

Quem procurar o local para realizar a prática contemplará um espaço calmo, com árvores, sons de pássaros e uma estátua do filósofo chinês doada à Bahia pela província de Shandong, na China, onde nasceu Confúcio. O espaço, inaugurado em 2016, é aberto ao público e administrado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

A procura pela Praça Confúcio para a prática de relaxamento, meditação e outras atribuições é o reflexo da grande procura por atividades ao ar livre na cidade de Salvador, como é o caso da bióloga e professora de educação infantil Thaís Boureau, de 27 anos. A moradora do bairro do Imbuí conta que pratica a meditação livre desde a adolescência, mas, a partir dos 24 anos, passou a ter mais frequência, na prática.

“Realizo meditação onde me sinto em paz. Na praia, em locais com natureza viva, embaixo de árvores que me tragam sombras, como aqui, e na casa do meu avô, onde me sinto acolhida demais”, disse.

A jovem ainda lembra que a meditação ajudou a controlar a sua ansiedade, manter a sua calma e ajudou a conhecê-la melhor. “Meditar é um ritual importantíssimo para o bem-estar, tanto momentâneo quanto contínuo. Ajuda em muitos aspectos emocionais e aumenta seus limites diários de viver de forma mais leve. Após a meditação, me sinto mais leve e plena”, finalizou.

Prática – A meditação é uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focalizar a atenção, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. Tem origem nas tradições orientais, especialmente a ioga, e é utilizado também por algumas religiões, como o budismo e o cristianismo. Além dos benefícios para a saúde mental, a meditação também possui efeito na saúde física, atuando na regulação do sangue, pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo.

Funcionamento – O Parque da Cidade funciona de terça a sábado, das 5h às 22h, e domingos e feriados, das 5h às 19h. Além da Praça Confúcio, o local possui anfiteatro, circuito de slackline, quadras de futebol e vôlei, pista de skate, sala de mosaicos e outros espaços.