Prato Popular é palco de roda de diálogo sobre racismo

O papel do negro na cultura e sociedade baiana foi um dos temas abordados pela Roda de Diálogo sobre o Racismo, realizada no Restaurante Prato Popular, em São Tomé de Paripe, nesta terça-feira (12). Promovida pelas secretarias municipais da Reparação (Semur) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), a atividade faz parte da programação especial desenvolvida pela Prefeitura do Salvador para celebrar o Novembro Negro na cidade.

PRATOPOPULAR1311

O público formado por pessoas atendidas pelo restaurante assistiu às exposições sobre a origem da raça negra, o racismo no Brasil e no mundo, as políticas públicas de combate ao racismo institucional e a instalação do Balcão Jurídico da Prefeitura, com a finalidade de apoiar as comunidades negras e as tradicionais de Salvador. A atividade também contou com apresentações da Associação de Capoeira Jacobina Arte, do bairro de Paripe, e da Associação Cultura e Evolução, do bairro de Águas Claras, além de mostra culinária promovida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan).

Morador do bairro há 70 anos, José Salvador da Paz Barros, que é coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Cultural Espaço Quilombo, fez questão de participar do evento. “Esta é uma ótima oportunidade de integração da comunidade com a Prefeitura”, ressaltou. As palestras foram ministradas pelo assessor da Semur, Valdo Lumumba; pelo secretário da Semps, Mauricio Trindade; pela coordenadora da unidade de saúde de São Tomé de Paripe, Dilma Ribeiro; e pelo representante da Cosan,  Lourival Evangelista.