Prazo de acompanhamento nos postos de saúde para Auxílio Brasil termina na quinta (30)

O prazo para o beneficiário do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) realizar o acompanhamento obrigatório nos postos de saúde termina nesta quinta-feira (30). A medida é necessária para garantir o cadastro ativo no programa e, quem não tiver comparecido para fazer o procedimento, terá o auxílio cortado em 2022. O serviço funciona em 156 unidades básicas de saúde, das 8h às 16h.

As crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes de qualquer idade devem comparecer ao posto de saúde mais próximo e não é necessário agendar o serviço. Os beneficiários devem levar o cartão do Auxílio Brasil onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta de pré-natal das gestantes.

Baixa adesão – Em Salvador, das mais de 233 mil pessoas que devem fazer o acompanhamento obrigatório, apenas 39,4 mil (21%) compareceram aos postos. De acordo com o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Abdon Brito, a estratégia tem o objetivo de verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal.

“Para a manutenção do benefício é necessária a avaliação do estado nutricional das mulheres e crianças, que as crianças estejam vacinadas e que as mulheres grávidas estejam fazendo o acompanhamento pré-natal. Desde o início do ano todos os postos da rede básica da cidade estão realizando o acompanhamento de saúde. Até mesmo um mutirão foi realizado para facilitar o acesso da população ao serviço e evitar possíveis transtornos por deixar para última hora”, afirmou Brito.