Prazo para prova de vida digital de inativos da Prefeitura termina amanhã (7)

Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para que aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) realizem a prova de vida. O procedimento deve ser efetuado de forma digital, por meio do aplicativo Meu RPPS. Quem deixar de fazer o procedimento poderá ter o benefício suspenso.

“A maioria já fez o procedimento, mas é necessário que todos passem pela prova de vida para evitar problemas com o pagamento do benefício. Disponibilizamos essa ferramenta digital para oferecer mais conforto aos beneficiários municipais, que podem cumprir essa exigência na própria casa, evitando deslocamentos principalmente neste momento de pandemia”, declara o diretor de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Daniel Ribeiro.

Através do aplicativo, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação. É necessária atenção ao documento usado, já que este precisa conter o número do CPF.

Após a confirmação da prova de vida, ao acessar o aplicativo e clicar na opção correspondente, será exibida uma mensagem de confirmação com o número de protocolo do procedimento. Caso o aplicativo informe que a prova de vida está em análise, o segurado deverá aguardar um prazo de até 72h para visualizar a atualização da situação.

Dúvidas – Algumas dúvidas têm sido recorrentes no processo e uma delas é de como fazer corretamente a selfie solicitada durante a prova de vida. O procedimento é simples: basta centralizar o rosto na tela do celular, dentro das margens mostradas no aplicativo.

Além disso, é preciso que o beneficiário não esteja fazendo uso de boné, óculos, chapéu ou qualquer outro item que prejudique o reconhecimento. Se possível, ainda, a recomendação é que a foto seja feita em um espaço bem iluminado.

Para solucionar qualquer problema, o beneficiário conta com o suporte dos canais de atendimento do Fumpres. O contato pode ser feito por meio do telefone (71) 3202-3440 ou pelo e-mail previdencia@salvador.ba.gov.br.