O cidadão que ainda não recadastrou ou cadastrou seu imóvel tem somente até a meia-noite desta terça-feira (15) para regularizar a situação, junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). De acordo com o órgão, até esta segunda-feira (14), 721.724 pessoas tinham concluído o processo e garantindo 10% de desconto no IPTU em 2014 e 2015, além de outros benefícios. Desses, 237.904 são novos cadastros, 478.474 recadastramentos e 5.346 cadastramentos de condomínios. A meta é alcançar 1 milhão e 100 mil imóveis na cidade.
Para auxiliar aqueles que enfrentam problemas no processo de recadastramento e cadastramento de imóveis, a Sefaz está circulando pelos bairros com uma ação itinerante com técnicos capacitados para auxiliar no processo e recolher a documentação. Em apenas cinco dias, já foram realizados mais de 2,5 mil cadastros.
Nesta segunda-feira (14), o mutirão esteve nos bairros do IAPI e no Uruguai, atendendo a população. Somente no primeiro posto, foram contabilizados 700 recadastramentos/cadastramentos. A aposentada Célia Santos Fonseca, moradora do bairro de Macaúbas, foi uma das pessoas atendidas pelo posto volante no IAPI. Ela afirmou que já havia procurado os atendentes da Sefaz, que prestaram auxílio sobre a documentação exigida. “Vim de manhã, peguei as informações e já regularizei tudo”, disse Célia.
O garçom Genério Ribas Moreira, morador do Pau Miúdo, afirmou ser importante regularizar o imóvel e verificar se existem pendências. “Achei ótima a atitude da Prefeitura, pois facilita aos moradores e também ao órgão”. Além de recadastrar o imóvel, Moreira também aproveitou a ação para verificar se não há pendências na documentação da casa.
Mais mutirões – Nesta terça-feira, último dia do cadastramento/recadastramento, os mutirões itinerantes serão realizados das 9h às 17h, no estacionamento do supermercado Todo Dia, nos bairros de Paripe e Pernambués. Os técnicos da Sefaz também estarão presentes na Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Sussuarana, das 9h às 15h.
A documentação pode ser enviada pelos Correios ou entregue até o dia 30 de outubro nos Postos dos SACs, na sede da Sefaz e também na Sede da Sucom, localizada no Edifício Thomé de Souza, na Avenida ACM. O prazo para a realização do recadastramento termina à meia-noite da próxima terça-feira (15) e não será prorrogado. Quem não o fizer, pagará multa de R$ 412,62.