Prefeito anuncia reforço para combate à exploração sexual

O prefeito ACM Neto participou hoje (18) de audiência com as deputadas federais Erika Kokay e Lilian Sá, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Palácio Thomé de Souza. O prefeito informou às parlamentares as ações já implantadas pela Prefeitura para a proteção de crianças e adolescentes, como a ampliação da rede de atenção básica, que passou de 17% para 28,5%, do Programa de Saúde da Família, de 11% para 25% em 11 meses, e da requalificação da estrutura física da rede com adequação das equipes de profissionais. O prefeito afirmou ainda que foram convocados 500 médicos aprovados em concurso público e lembrou que foi solicitado ao Ministério da Saúde 38 novos profissionais do Mais Médicos, sendo 19 em dezembro e mais 19 em janeiro.

O prefeito também anunciou reforço no observatório implantado nos grandes eventos, como Carnaval, para o enfrentamento aos casos de violência e exploração sexual contra mulheres, LGBTs e, agora, contra crianças e adolescentes. “Vamos garantir que esse observatório possa ser ampliado para crianças e adolescentes no sentido de reforçar o combate à exploração sexual. Para a prevenção, temos o desafio de criar 25 mil novas vagas na educação infantil até 2016, mas estamos enfrentando dificuldades com identificação de terrenos com 2,5 mil metros quadrados, como exige o Ministério da Educação, que é a situação de qualquer grande cidade. Temos o compromisso de cuidar da vida das nossas crianças e manifesto todo o apoio para o trabalho desempenhado pela CPI e a Prefeitura está disposta a implantar políticas públicas para a diminuição desses atos de violência”.