Prefeito apresenta projetos para Orla e Mercado de Itapuã

O prefeito ACM Neto apresentou no último sábado (08), na sede do Malê, os projetos para requalificação da Orla e reconstrução do mercado de Itapuã, em mais uma iniciativa para aproximação com a comunidade beneficiada com as intervenções. Os dois projetos, desenvolvidos pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), terão licitações abertas já na próxima semana. O processo licitatório deverá durar até 90 dias e a expectativa é que as obras comecem em seguida, ainda no primeiro semestre. O prazo previsto para execução ainda será avaliado e estipulado em contrato.

A requalificação da Orla de Itapuã demandará cerca de R$ 10 milhões, sendo recursos 100% municipais, e o mercado exigirá investimentos da ordem de R$ 4 milhões, sendo a maior parte do Ministério do Turismo, mas com contrapartida de cerca de R$ 500 mil da Prefeitura. Os recursos federais só foram disponibilizados graças ao esforço da Prefeitura em sanar as pendências junto ao CAUC (Cadastro Único de Convênios), viabilizando a retomada de parcerias. O Mercado de Itapuã, integrado com a nova Orla, vai permitir uma nova face para o bairro, respeitando a vocação do local.

“Um dos bairros mais tradicionais da cidade estava, infelizmente, há muito tempo esquecido pelo poder público. Itapuã, que é cantada no Brasil e no mundo, não pode ter essa fotografia de hoje. Por isso, estamos aqui apresentando de uma só vez investimentos para requalificação da Orla de Itapuã, valorizando as tradições do bairro, e do novo mercado, agora com projeto concluído. Serão cerca de R$ 14 milhões para transformar a fotografia do bairro. Serão obras que terão o mesmo padrão, ou até melhor, do que já vem sendo desenvolvido em outros trechos da Orla, que já conta com obras finalizadas na Boca do Rio e em execução na Barra, Ribeira e São Tomé de Paripe”, afirmou o prefeito.

Orla – O projeto para requalificação urbana da Orla de Itapuã prevê intervenções em um trecho de cerca de 30 mil m², partindo da Sereia, contemplando ciclovias, espaço para roda de capoeira e convivência de pescadores, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive para acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé, área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível. O piso intertravado será construído utilizando concreto e granito.

Mercado de Itapuã – O novo Mercado de Itapuã contará com três pavimentos: o primeiro voltado para peixaria, respeitando a vocação do bairro para a venda de pescados; o segundo terá espaço para comércio de artesanato e outros produtos; e o terceiro será uma área de convivência com restaurantes e um pequeno palco destinado a apresentações culturais. O equipamento contará com acessibilidade, vista para o mar e redução da iluminação artificial, não estabelecendo diferença entre frente e fundo, além de paisagismo em sua composição.