Prefeito assina contrato para obras na Barra e Praça Cairu

O prefeito ACM Neto assinou nesta segunda-feira (16) ordens de serviço e contratos que somam mais de R$41 milhões em solenidade realizada na Praça Cairu, no Comércio. Foram assinados três contratos com a Caixa Econômica Federal: um no valor de R$27 milhões para a segunda etapa das obras de requalificação da orla da Barra, no trecho entre o Barra Center e a Praia da Paciência, no Rio Vermelho; o segundo, de R$6,2 milhões, para a requalificação da Praça Cairu e seu entorno, incluindo intervenções para acessibilidade; e outro para a reforma dos banheiros do Mercado Modelo, no valor de R$304 mil. O início das obras acontecerá assim que forem finalizados os projetos complementares para as intervenções.

prefeitoassina1712

O projeto para a Praça Cairu foi doado pelo arquiteto Fernando Frank. A expectativa é que o novo equipamento seja entregue no segundo semestre do próximo ano. “Vamos fazer a integração do novo porto de passageiros com a praça. Haverá uma reorganização total do trânsito do novo porto até o Mercado Modelo com espaço apenas para pedestres. Isso vai ser possível devido a uma revisão do trânsito na Avenida França e Estados Unidos, no Comércio. Estamos agora em fase de realização dos projetos complementares. São iniciativas que estão dentro do conceito de valorização do Centro Histórico e da Cidade Baixa, recuperando a Salvador antiga”, afirmou o prefeito, destacando as reformas do Elevador Lacerda e do Plano Inclinado Gonçalves, que será entregue até 24 de dezembro.

As ordens de serviço são para a construção de Centros de Arte e Esporte Unificados (CEUs) em Valéria, Canabrava e São Caetano, no valor total de R$7,5 milhões, com previsão de início das obras para janeiro. Segundo o prefeito, as intervenções vão permitir novo perfil para os bairros que receberão os equipamentos. “Não são simplesmente praças. São equipamentos com espaço esportivo e para manifestações culturais, transformando a vida de quem mora em São Caetano, Valéria e Canabrava, bairros que carecem de espaço de lazer e de convivência para as famílias. Uma das nossas preocupações é garantir que as pessoas possam curtir a cidade, não apenas nos pontos turísticos”, acrescentou.