Prefeito assina ordem de serviço para obras em duas unidades de saúde

O prefeito ACM Neto, ao lado do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, assinou hoje (18) ordem de serviço para retomada das obras de duas unidades de saúde que estavam paralisadas. A primeira ordem de serviço foi dada na Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Vista de São Caetano e, em seguida, foi a vez da USF Rio Sena. Ambas devem ser entregues entre abril e maio do próximo ano, beneficiando moradores que não tinham referência em assistência nos locais onde residem. Nos dois casos, pacientes tinham que recorrer a unidades de bairros vizinhos para conseguirem atendimento.

A USF Boa Vista de São Caetano começou a ser construída em 2010 e no ano seguinte teve as obras paralisadas. Terá estrutura para 18 consultórios e vai oferecer serviços em programas para pré-natal, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, vacinação, curativo, coleta para exames laboratoriais, marcação de consultas, distribuição de medicamentos básicos, atendendo 24 mil pessoas residentes na área de abrangência da unidade. A unidade contará com seis equipes de saúde da família e seis equipes de saúde bucal.

“É um terreno privilegiado porque vai possibilitar que aqui seja implantada uma área de lazer com estrutura física para termos atividades ao ar livre e, possivelmente, a implantação de mais um Núcleo de Apoio à Saúde da Família com atividades de promoção à saúde. Hoje é um dia de alegria aqui no bairro e eu não tenho dúvidas que começamos a mudar a história da saúde nesse bairro. Tivemos que abrir nova licitação para possibilitar um planejamento adequado para que, efetivamente, tenhamos os resultados esperados”, afirmou o secretário durante solenidade na USF Boa Vista de São Caetano.

Já a USF Rio Sena terá estrutura para oito consultórios com previsão de atendimento para 18 mil pessoas. Serão oferecidos serviços nos programas de pré-natal, hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase, vacinação, curativo, coleta para exames laboratoriais, marcação de consultas, distribuição de medicamentos básicos, com um quadro de funcionários formado por três equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal. As obras da unidade começaram em 2009, mas há três anos está paralisada. A SMS rescindiu o contrato com a antiga empresa e abriu um novo procedimento licitatório para a retomada das obras.

“O que nos alimenta é poder honrar nossos compromissos. Quando assumi, procurei projetos e obras que estavam em andamento para que pudéssemos concluí-las. De maneira geral, as coisas estavam de cabeça para baixo. E antes de tomarmos algumas providências, tivermos que arrumar as contas da Prefeitura porque sem dinheiro nada aconteceria. Mesmo tendo sensibilidade e vontade política, estávamos sem dinheiro, mas agora essa realidade começa a mudar. Por conta desse esforço, vamos garantir que essas unidades sejam construídas e passem a funcionar plenamente”, afirmou ACM Neto.