Prefeito assina ordem de serviço para requalificação de São Tomé de Paripe

O prefeito ACM Neto assinou neste domingo (26) ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação da orla de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, com recursos de cerca de R$ 3,5 milhões. Semelhante ao que está sendo executado na Barra, o projeto de requalificação de São Tomé de Paripe vai utilizar o modelo de piso compartilhado para pedestres e veículos, além de contemplar implantação de novos equipamentos de lazer, como parque para crianças, e de acessibilidade, a exemplo de rampas para pessoas com dificuldade de locomoção e piso táctil.

PARIPE2701

A previsão é que as obras sejam concluídas em cinco meses. O projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), envolve uma extensão de 1,2 quilômetros de orla, compreendidos entre as proximidades da Marinha e a antiga fábrica da Cocisa. Entre as intervenções que a Prefeitura vai instalar neste trecho se destacam a construção de um estacionamento para carros e motos e de três quiosques para comércio, cada um deles dotado de um sanitário feminino e outro masculino.

Serão realizados serviços em 553 metros de drenagem de águas pluviais, reconstrução de 14.371 m² de ruas pavimentadas, incluindo trechos compartilhados, construção de 5 mil m² de calçadas com acessibilidade, reforma no campo de futebol, incluindo contenções, novos acessos e alambrados, requalificação do terminal marítimo, pista de skate, dois bicicletários, 197 bancos, 53 lixeiras seletivas, 13 conjuntos de mesas e cadeiras fixos, chuveiros, além de quiosques.

O espaço vai ganhar equipamentos de ginástica e uma área específica para o lazer das crianças, onde ficará o parque infantil. O piso compartilhado, cuja largura varia de 6,5 metros para 16 metros, será construído em estrutura intertravada e concreto nas laterais. Ao longo de todo trecho, os deficientes visuais contarão com piso táctil para facilitar sua locomoção, dentro do foco da acessibilidade que permeia todos os novos projetos da Prefeitura. A acessibilidade também está assegurada na construção de três rampas construídas próximas às escadarias. A arborização existente será mantida e ampliada com o plantio de novas mudas, como coqueiros e amendoeiras. Também serão realizadas melhorias na iluminação.

“Esse é um projeto prioritário da Prefeitura porque sabemos que a praia é o lazer mais democrático e a orla de Salvador vinha abandonada, esquecida. As obras começam já na segunda-feira e o canteiro de obras está montado”, afirmou ACM Neto, que comemora 35 anos neste domingo e ganhou um bolo de aniversário e várias homenagens durante a solenidade. Neto acrescentou ainda que o compromisso da administração com o local se comprova na recuperação de 17 unidades de saúde, construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funcionará 24 horas em Paripe, investimentos de R$ 10 milhões na requalificação do asfalto, construção do Mercado de Periperi, além de um dos seis centro de educação integral que serão implantados na cidade.

Ainda em fevereiro, será assinada a ordem serviço para a requalificação da praia de Tubarão, também na região do Subúrbio.