Prefeito assina ordem de serviço para UPA em Pirajá

O prefeito ACM Neto assinou neste sábado (14) ordem de serviço para construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Pirajá, que beneficiará também os bairros Jardim Santo Inácio, Mata Escura e entorno. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões no novo equipamento, que contará com serviços de atendimento clínico, pediatria, ortopedia e odontologia, funcionando 24 horas. A UPA será construída num espaço de 3 mil m² na entrada do bairro Jardim Santo Inácio e terá 10 consultórios, 21 leitos de observação para adultos, quatro de estabilização, além de serviços laboratoriais e de radiologia, com capacidade para atender 450 pessoas por dia. No local também funcionará uma base descentralizada do Samu para dar ainda mais agilidade aos atendimentos da região. A unidade será entregue em agosto de 2014.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, lembrou que essa unidade faz parte do programa da Prefeitura de levar uma UPA para cada Distrito Sanitário num período de um ano, ampliando, portanto, a rede de urgência e emergência da cidade. “Existia um hiato na rede de urgência e emergência, desafio que começa a ser superado. Está em andamento, por exemplo, a construção das UPAs de San Martin e Parque São Cristóvão. Na UPA Hélio Machado (Itapuã), retomamos as obras que estavam paralisadas há cerca de dois anos. Nessa unidade de Pirajá, teremos serviço de odontologia 24 horas, o que não acontece nem na rede privada. Em um ano entregaremos a cidade a maior rede de urgência e emergência que a cidade já viu”, afirmou.

O prefeito ACM Neto destacou que a unidade vai permitir um atendimento rápido aos moradores da região, que poderão evitar os hospitais públicos tendo acesso aos serviços de saúde mais próximos do local onde residem. “Quem precisar de um atendimento de urgência e emergência poderá ter assistência nesse posto, que contará também com uma base do Samu para o transporte de pacientes de maneira ágil para os hospitais, caso seja necessário. O paciente não precisará ir direto para o hospital porque aqui também estará disponível um atendimento para esses casos. Estamos, com isso, investimento na vida das pessoas”, observou. Neto ainda anunciou para os moradores a construção de um Centro de Educação Integral e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Pirajá, expandindo os serviços para crianças moradoras do bairro.