Prefeito assina termo de cooperação para enfrentamento à AIDS

O prefeito ACM Neto assinou hoje (5) termo de cooperação técnica com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) para o enfrentamento da doença em Salvador, especialmente visando a Copa do Mundo. O programa é uma parceria inovadora que mobiliza e apoia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no combate ao vírus. O evento, realizado no Palácio Thomé de Souza, contou com a participação do assessor do Unaids, Djibril Diallo, do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, do gestor do Escritório da Copa, Isaac Edington, e da chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, entre outras autoridades.

Segundo o prefeito, o termo de cooperação vai ampliar as ações na área voltadas para a Copa do Mundo, quando a cidade receberá grande volume de turistas. “Vamos reforçar as políticas públicas de enfrentamento à AIDS e às doenças sexualmente transmissíveis para, em parceria com o Unaids, alcançar maior amplitude. Vamos reforçar ainda mais essas ações afirmativas em Salvador. Até a Copa do Mundo, vamos utilizar toda nossa estrutura, e dando andamento às construções dos Multicentros de Saúde, teremos em cada um deles um departamento que vai cuidar especificamente das doenças sexualmente transmissíveis com foco para a AIDS, no sentido de dar a assistência médica, trabalhando sobretudo na prevenção”, afirmou o prefeito.O secretário José Antônio Rodrigues aponta ainda que a cooperação vai permitir o treinamento de profissionais para as ações de prevenção no município, tendo como experiência positiva os trabalhos já desenvolvidos no Carnaval. “Essa parceria visar treinar profissionais da saúde nas ações de prevenção à AIDS, no encaminhamento de pacientes para a rede e na prevenção para a Copa do Mundo. Temos como exemplo uma ação importante no Carnaval, inclusive com o projeto Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, que viabiliza testes rápidos para os foliões. A ideia é que possamos repetir essa experiência no próximo ano, na Copa do Mundo, no sentido de proteger a nossa população e os turistas que estarão aqui no período”, completou.

Dados

Dados do Ministério da Saúde apontam que 630 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV no Brasil. Na Bahia, com população de mais de 14 milhões de habitantes, foram notificadas 10.452 ocorrências em 2012. Dessas, 6.913 pertencem ao sexo masculino e 3.539 ao feminino, totalizando uma média de 5,7 casos por 100 mil habitantes. Em Salvador, entre 2007 e 2012, foram registrados 2.910 novos casos, sendo 97,4% dos pacientes maiores de 10 anos, com predominância do sexo masculino. A infecção se transformou na principal causa de mortes e doenças de mulheres em idade reprodutiva no mundo. A Unaids adverte que até 70% das mulheres no mundo sofrem violência que prejudica a capacidade de negociar relações sexuais seguras com seus parceiros. Elas podem estar sendo forçadas a fazer sexo sem preservativo, o que aumenta a chance de contaminação.

Enfrentamento

Salvador é a 12º cidade com maior incidência de AIDS entre as capitais brasileiras. Para o enfrentamento à doença, a Secretaria Municipal da Saúde oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros, do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade, e em 50 unidades básicas de saúde, sendo que este número será ampliado para 64 ainda este mês agosto. Até dezembro, 100% das unidades estarão ofertando esse serviço.

Dados

Enfrentamento