Prefeito autoriza reforma de centro de saúde em Cosme de Farias

O prefeito ACM Neto assinou hoje (07) a ordem de serviço para reforma e ampliação do Centro de Saúde Cardeal da Silva, em Cosme de Farias, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade. Em abril, num despacho que realiza periodicamente nos bairros da cidade, o prefeito visitou o centro de saúde e ouviu reclamações dos moradores sobre a estrutura da unidade, além das grandes filas que se formavam diariamente devido ao grande volume de serviços solicitados.

Para a ampliação da unidade será utilizada a estrutura da Casa do Trabalhador, que funcionava ao lado do centro. Assim, a unidade, que tem atualmente 250 m², passará a ter 600 m², com capacidade para atender cerca de 18 mil pessoas da região.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, aponta que o centro, que conta atualmente com cinco médicos, passará a ter 11 profissionais e disponibilizará também espaço de apoio para agentes de endemias. “A comunidade precisa de uma estrutura melhor para ampliação da assistência. Sabemos que os profissionais e pacientes passarão por um período inconveniente, mas isso é necessário para viabilizar a requalificação. Nosso objetivo é entregar essa obra no primeiro semestre do próximo ano”, afirmou o secretário.

Ele lembrou ainda que as unidades que estão sendo reformadas fazem parte do projeto “Requalifica”, do Ministério da Saúde, que entra com 40% dos investimentos, sendo 60% provenientes de recursos da Prefeitura.

Neto lembrou que, quando fez a primeira visita ao bairro, no início do ano, viu que era fundamental reformar e ampliar a unidade como forma de dar qualidade aos serviços prestados aos moradores. A utilização da estrutura da Casa do Trabalhador era, portanto, a maneira de viabilizar essa ampliação, já que se tratava de um espaço subaproveitado.

“Quando visitei o posto, ouvi diversas reclamações de que o centro de saúde estava pequeno e não correspondia mais às demandas da comunidade. Estamos hoje resgatando o compromisso feito para ampliar e garantir que a unidade funcione plenamente”. O prefeito aproveitou para anunciar que a cidade receberá mais 38 médicos até o final de 2014, como assegurou o Ministério da Saúde.

Novos investimentos – Durante a solenidade foi anunciado o início das obras em outras unidades de saúde da família nos distritos sanitários de Brotas e Barra/Rio Vermelho: USF Candeal Pequeno, USF Alto das Pombas, USF Gomes Silveira, USF Calabar e USF Sabino Silva.