Prefeito autoriza requalificação do Plano Inclinado Liberdade

Em clima de festividades em homenagem à Santa Bárbara, o prefeito ACM Neto assinou hoje (04) ordem de serviço para requalificação do Plano Inclinado Liberdade-Calçada, permitindo o retorno do funcionamento do equipamento, que foi paralisado por problemas estruturais há dois anos e meio. Com o retorno das atividades, a expectativa é que 15 mil pessoas transitem pelo local diariamente. As obras serão finalizadas no segundo semestre do próximo ano e demandarão investimentos de cerca de R$ 5 milhões, como parte de um programa para reestruturação de todos os ascensores da cidade. Entre as melhorias estão a climatização dos novos bondes e a substituição dos trilhos, garantindo conforto e segurança aos usuários.

Segundo o prefeito, a requalificação dos ascensores da cidade é um dos grandes desafios dessa administração, que tem como meta melhorar as condições de mobilidade de quem necessita dos equipamentos. “Essa é uma questão de honra da nossa gestão, que entende que só quem está nas ruas sabe da necessidade dos planos inclinados. Pela falta de conservação e zelo, esses equipamentos foram abandonados por muito tempo. Começamos pela reestruturação do Elevador Lacerda e iniciamos as obras no Plano Inclinado Gonçalves, que estão em fase final”, afirmou.

Ainda de acordo com Neto, foram necessários seis meses para a avaliação das providências a serem tomadas para requalificação do plano. A praça em frente ao equipamento também passará por melhorias, conforme solicitou o prefeito à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), além do reforço da Guarda Municipal para evitar casos de vandalismo no espaço público. Outras ações foram anunciadas para a Liberdade, a exemplo do ordenamento da Feira do Japão, com padronização das barracas, reforço da iluminação e limpeza, além da reforma do 3° Centro de Saúde, que está em fase de projeto.

Depois da solenidade de assinatura de ordem de serviço, o prefeito ACM Neto participou, na Liberdade, de um caruru em homenagem à Santa Bárbara organizado pelo vereador Alfredo Mangueira, um dos representantes do bairro na Câmara Municipal de Salvador.