Prefeito conhece centrais de operações em Madrid

O prefeito ACM Neto, o secretário municipal da Gestão, Alexandre Pauperio, e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, embarcam nesta terça-feira (07) para Madrid, na Espanha, para vão conhecer experiências com centrais de operações que atuam no monitoramento dos serviços públicos. O retorno está previsto para sexta-feira (10). Serão três dias com seis visitas técnicas. O grupo conhecerá as instalações e funcionamento de equipamentos para monitoramento do trânsito e de atendimento ao cidadão na região de Madrid. Até a volta de ACM Neto, que fará a primeira viagem internacional como gestor, a vice-prefeita Célia Sacramento assume o comando do Executivo municipal.

De acordo com Alexandre Pauperio, o objetivo é conhecer experiências exitosas para integrá-las no projeto de uma central única para monitoramento da mobilidade e serviços públicos que será implantada em Salvador. “Temos uma central da Cogel (Companhia de Governança Eletrônica), mas o objetivo é aumentar sua capacidade e incorporar monitoramento do trânsito e demais serviços públicos. O objetivo é ter uma plataforma para dar respostas rápidas para melhorar a mobilidade e outra para atendimento ao cidadão num mesmo local”, afirma o secretário.

Para Fabrizzio Muller, as experiências adquiridas na Espanha poderão ser implementadas já este ano em Salvador, com garantias de benefícios para a mobilidade da cidade. “É uma excelente ferramenta de gestão de trânsito, que permite a implantação de semáforos inteligentes com controle de fluxo de veículos e alteração da programação, integração com sistema de transporte para monitoramento dos ônibus desde a saída das garagens, respostas rápidas em casos de manifestações, inclusive com aberturas de vias alternativas, entre outras ações”, observa.