Unidade de saúde de Costa Azul é reinaugurada

Agora as comunidades do Costa Azul, Recanto Feliz e Paraíso Azul têm uma Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente reformada, equipada e mobiliada para oferta integral de serviços da atenção básica. A USF foi reinaugurada hoje (13) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, para aumentar a eficiência dos serviços prestados pelos profissionais do local, que foram responsáveis pelo status de primeira unidade a receber avaliação positiva do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“Esse ano, já temos 106 equipes caminhando para habilitação nesse programa. Portanto, mais do que dobramos a nossa participação, o que ratifica o compromisso da atual administração com o cumprimento de metas de qualidade. Na USF Zulmira Barros, fizemos intervenções no telhado, pintura geral, ampliação do gradil, substituição do imobiliário, adequação da equipe de odontologia, entre outras ações”, comemorou José Antônio, lembrando ainda que o esforço das equipes da rede permitiu que a cobertura do programa de saúde da família saísse de 13% no começo do ano para 19%.

O prefeito agradeceu o empenho dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas ações de requalificação, que devem somar 90 unidades reformadas até o primeiro trimestre do próximo ano, e apontou que está em análise uma forma de gratificação àqueles que conseguirem alcançar as metas estipuladas pelo PMAQ. “Sabemos que esses profissionais merecem ser reconhecidos e estimulados. Estamos ainda trabalhando para reforçar a rede de urgência e emergência a partir do próximo ano e garantir equipes completas”, afirmou o prefeito.

Com a reforma, a unidade deverá atender mais de 190 pessoas por dia através da atuação de equipes de saúde da família e bucal, compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar de odontologia. Diariamente, agentes comunitários também realizarão 48 visitas domiciliares pela região.