Prefeito participa de pré-lançamento de campanha sobre o HIV

O prefeito ACM Neto participou hoje (05) do pré-lançamento da campanha global de conscientização sobre o HIV “Proteja o Gol”, liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), no Forte São Diogo, na Barra. Salvador foi a cidade escolhida para sediar o lançamento da campanha mundial, que acontecerá em junho, pelo reconhecimento das políticas públicas voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Entre as atividades previstas durante a campanha no próximo ano estão futebol de rua, visando oferecer uma atenção especial para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade, distribuição de cerca de 600 mil preservativos, e engajamento de estrelas do esporte e intervenções artísticas.

O slogan da campanha, “De Soweto a Salvador”, ilustra a ligação histórica e cultural entre a capital baiana e o continente africano, ressaltando a continuidade do movimento iniciada na África do Sul na Copa do Mundo de 2010. Por esse motivo, o evento de pré-lançamento da campanha contou com a participação do assessor sênior do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS), Djibril Diallo, de convidados internacionais, como os netos de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nadba e Kweku Mandela, e do ator de Hollywood Richard Grant, além da vice-prefeita Célia Sacramento e do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

Em todo o mundo, 35,3 milhões de pessoas vivem com o HIV e, no Brasil, aproximadamente 718 mil pessoas têm o vírus. A campanha tem como objetivo transformar esse quadro com ações para zerar novas infecções, atos de discriminação e mortes em decorrência do vírus. “Cerca de 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade vivem hoje com o HIV, vários deles não têm acesso ao tratamento” afirmou Djibril. “O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para salvar essas vidas. Por esse motivo, resolvemos aproveitar a popularidade do futebol para alertas as pessoas sobre a necessidade de combater o vírus”, acrescentou.

O prefeito aproveitou a ocasião para lembrar as ações que já são executadas em Salvador para prevenção, detecção e enfrentamento do HIV, a exemplo da ampliação do número de unidades habilitadas para a realização do teste rápido, cujo resultado sai em 30 minutos. “No início do ano, tínhamos apenas 33 unidades que realizavam teste rápido, e fecharemos o ano com 111. Sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Temos ainda o compromisso de implantar 12 Multicentros de saúde até o final da gestão, um em cada Distrito Sanitário, que terá uma central para atendimento do HIV e distribuição de medicamentos. A experiência com os testes rápidos no Carnaval será também levada para a Copa do Mundo”, pontuou o prefeito.

Ao final do evento, o prefeito e o assessor sênior do UNAIDS, Djibril Diallo, assinaram memorando de entendimento para a realização da campanha. A iniciativa brasileira é resultado da parceria entre o UNAIDS, o Ministério da Saúde, o governo do estado e Prefeitura de Salvador. São parceiros a Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Ministério do Esporte, governo do Distrito Federal, Fundação Tobeka Madiba Zuma da África do Sul, Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (ANPV), Frente Nacional de Prefeitos do Brasil (FNP), Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Confederações Continentais de Futebol da FIFA e Pereira & O’Dell, EUA.