Prefeito recebe portadores de deficiência e forma comissão

O prefeito ACM Neto e o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, receberam hoje (22), em audiência no Palácio Thomé de Souza, representantes de nove associações ligadas a portadores de deficiência. Eles entregaram uma carta solicitando ações da Prefeitura visando melhorar a acessibilidade na cidade em diversas áreas da gestão pública, sobretudo transporte público e nas obras de infraestrutura urbana. Ficou definida a formação de uma comissão para analisar as reivindicações.

Estiveram presentes as associações para a Inclusão a Arte Comunicação e Cultura (Arcca), Baiana de Cegos (ABC), Baiana para Cultura e Inclusão (Acaci), Portadores de Albinismo da Bahia (Apalba), Baiana de Deficientes Físicos (Adadef), Baiana de Síndrome de Down, além da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan).

As entidades solicitaram a criação de um calendário específico para revalidação dos passes livres de pessoas com deficiência, melhorias na estrutura de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), avanços na legislação de transporte e criação de um órgão para tratar do segmento, inclusive a fiscalização de obras do Executivo municipal, que já levam em conta a questão da acessibilidade.

A comissão a ser criada pelo prefeito para analisar as solicitações contará com a participação de órgãos externos, a exemplo do Seteps. Nos próximos dias, acontecerá uma nova reunião entre representantes da comissão, que conta ainda com representantes das secretárias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Urbanismo e Transporte e Infraestrutura e Defesa Civil, e as associações.