Prefeito reinaugura unidade de saúde e visita áreas do Subúrbio

O prefeito ACM Neto fez visita de trabalho hoje (9) no Subúrbio Ferroviário e inaugurou a Unidade Básica de Saúde de Fazenda Coutos, que foi completamente reformada. Desde que foi inaugurado, em 2004, quando o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, estava à frente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o posto não passava por reformas, o que comprometeu a segurança da estrutura do local.

Para garantir conforto e qualidade da assistência foram feitos investimentos tanto na estrutura física como na compra de novos mobiliários e equipamentos. O prédio conta com dois consultórios clínicos, um ginecológico, um odontológico, salas de vacina, curativo e uma farmácia, com capacidade para atender 12 mil pessoas por mês. A equipe será formada por três médicos, dois enfermeiros, um assistente social, dois odontólogos e dois auxiliares de consultório dentário.

O prefeito ACM Neto observou que garantir saúde pública de qualidade passa pela requalificação da estrutura da rede, dando dignidade aos usuários. “Se o ambiente está comprometido, não se pode imaginar um serviço público de qualidade. Estamos dando condições para que esse e outros postos de saúde de Salvador possam funcionar com dignidade. Ainda estamos enfrentando o problema da falta de profissionais em algumas unidades, mas vamos iniciar um processo de seleção para que não faltem médicos no nosso município. Esse é nosso compromisso e o Subúrbio é prioridade”, afirmou.

O secretário José Antônio destacou que o plano de requalificação da atenção básica da rede municipal prevê ainda a reinauguração de outras cinco unidades de saúde reformadas ainda neste mês. Até o final do ano, 70% dos postos de saúde estarão completamente requalificados ou em requalificação. “Estamos também com esforços para viabilizar médicos em todos os distritos sanitários da cidade para que a população possa retomar a credibilidade na saúde pública do município”, afirmou o titular da pasta.

Infraestrutura – Em seguida, o prefeito, acompanhado de secretários e dirigentes de órgãos, visitou locais que necessitam de algumas intervenções da Prefeitura, a exemplo da Unidade de Saúde Recanto da Lagoa, no bairro Lagoa da Paixão. A ordem de serviço para a reforma da unidade será assinada em setembro. Será feita troca de portas, esquadrias, mobiliários e outros equipamentos, além da pintura e reestruturação das equipes de saúde da família: atualmente são cinco equipes, mas apenas três têm médicos. O secretário afirmou que, em breve, as equipes estarão recompostas.

O prefeito também conversou com moradores do bairro sobre necessidade de intervenções na malha viária, limpeza e iluminação, e imediatamente solicitou que as medidas sejam executadas pelos órgãos responsáveis. A visita foi estendida à Escola Municipal Olga Metting e ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias Nascimento, onde o prefeito conversou com dirigentes sobre as demandas das unidades. Ao final, o grupo visitou o terreno onde será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Paripe, na Avenida São Luiz, ampliando o atendimento de saúde aos moradores da região.