Inscrições abertas para cadastro reserva de oficinas de projetos culturais

A Prefeitura do Salvador, através do Centro do Empreendedor Municipal (CEM) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), está com inscrições abertas até sexta-feira (13) para cadastro reserva para possíveis novas turmas da oficina de Elaboração de Projetos Culturais. A atividade é voltada a artistas e produtores culturais da cidade. A inscrição é feita apenas pela Internet, através do site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no endereço www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Vagas esgotadas – A atividade, promovida inicialmente para os interessados em participar do conjunto de editais Arte em Toda Parte e realizada em parceria com o Sebrae, teve inscrições entre os dias 28 de agosto e sexta-feira (6), com as 120 vagas esgotadas. As quatro turmas, com 30 alunos cada, iniciaram as aulas nesta segunda-feira (9), das 14h às 18h, na Casa do Benin, no Pelourinho.

A capacitação, que prossegue até o dia 24, tem carga horária de 12 horas e conta com palestra sobre elaboração de projetos culturais em geral e qualificação específica para os editais Arte em Toda a Parte.

Editais

Lançado no último dia 29, o conjunto de editais Arte em Toda Parte disponibiliza R$ 1,2 milhão para o financiamento de 40 projetos em três áreas: Linguagens Artísticas; Culturas Populares e Identitárias; e Festivais e Mostras de Arte e Cultura. A ação visa a democratização da distribuição de recursos; a contribuição para a realização de projetos e atividades artístico-culturais de interesse público; o fomento e incentivo de artistas, grupos, coletivos, produtores e outras instituições do campo das culturas populares e identitárias e a promoção da diversidade cultural. A proposta visa também a contribuir para o estímulo da produção cultural nos diversos bairros de Salvador.

O edital sobre Linguagens Artísticas contemplará quatro propostas em cada vertente: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Teatro, Música e Literatura. Já o edital Culturas Populares e Identitárias irá contemplar oito projetos e, pelo menos um deles, deverá abordar a ocupação criativa dos espaços não-convencionais de Salvador, que podem ser praças públicas, parques, ruas, museus, entre outros. Por sua vez, o edital de Festivais e Mostras de Arte e Cultura irá receber quatro propostas de realização de festivais, mostras e feiras de arte e cultura, as quais devem ter realizado alguma edição prévia.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pessoalmente até o dia 27 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na sede da FGM, localizada na Rua Chile, 31, Centro. Os proponentes deverão ser pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, ou pessoas jurídicas de Direito Privado, do campo artístico-cultural, domiciliadas ou estabelecidas no Município de Salvador há pelo menos dois anos.

Cada projeto selecionado receberá o apoio financeiro no valor de R$ 30 mil e deverá apresentar cronograma de execução das ações no período compreendido entre 15 de novembro de 2013 e 30 de maio de 2014. As propostas oriundas de grupos e coletivos com pelo menos dois anos de atividade comprovada terão prioridade na seleção. Os editais também estão disponíveis no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.