Prefeitura abre inscrições para capacitação No-Code gratuita

A Secretaria Inovação e Tecnologia (Semit) oferecerá capacitação gratuita de plataforma No-Code, voltada para quem tem interesse em desenvolver sistemas e aplicativos, mesmo sem nenhum conhecimento de programação. A iniciativa integra o programa Mais Conhecimento e Inovação Social, coordenado pelo órgão municipal, e conta com inscrições abertas até sexta-feira (29), no link bit.ly/3vANAnf.

O curso terá 40 horas de conteúdo e ocorrerá do dia 2 a 12 de maio, no turno matutino, entre 8h às 12h. Vinte inscritos serão sorteados para comparecerem às aulas presenciais que ocorrerão no Hub Salvador, no Comércio. Os demais alunos participarão das atividades de forma on-line simultaneamente à transmissão que será disponibilizada pelo Softwell Solutions, grupo parceiro da iniciativa. Não há limite de vagas.

“Tivemos a primeira turma dessa capacitação No-Code no ano passado, e os 19 alunos que concluíram o curso – cuja duração é de duas semanas – foram contratados por empresas do grupo Softwell. Também tivemos edição para capacitar os servidores da gestão municipal nessa ferramenta, e agora daremos início a mais uma rodada para toda a cidade”, explica o diretor de Inovação da Semit, Luís Gaban.

Ele acrescenta que a capacitação é uma grande oportunidade para as pessoas que quiserem aprender a desenvolver aplicativos e trabalhar com ferramentas web. Esse conhecimento pode servir de bagagem, por exemplo, a quem deseja alavancar o próprio negócio ou ingressar no mundo do empreendedorismo.

O gerente executivo do Softwell, Adriano Bizzu, traz um levantamento feito pela Kenzie Academy Brasil, escola de formação em tecnologia, que indica que mercado de TI no Brasil precisará de 795 mil profissionais até 2025, sendo que 532 mil vagas não serão preenchidas por falta de qualificação.

O gestor ressalta que a capacitação No-Code que será ofertada em Salvador, portanto, vai estimular a empregabilidade e o empreendedorismo, com geração de emprego e renda no segmento tecnológico. “Será uma oportunidade para que pessoas de áreas diversas desenvolvam soluções tecnológicas de forma rápida e prática”, pontua.