Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura abre inscrições para o Boca de Brasa em Cajazeiras

 

Depois do sucesso da edição em Plataforma, chegou a vez dos artistas do bairro de Cajazeiras se inscreverem nas oficinas do Boca de Brasa, que serão realizadas nos próximos dias 6 e 9, das 17h às 21h, no Colégio Estadual Leonor Calmon, localizado no Conjunto Fazenda Grande II, Jaguaripe. As aulas oferecidas são para os cursos de Produção Executiva e Elaboração de Projetos, Direção Artística e Gestão de Grupos, Música Criativa, Grafite, Dança de Rua e Criação Literária.

 

BOCADEBRASA3010

Para se inscrever, os interessados devem acessar a ficha disponível no site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no endereço www.culturafgm.salvador.ba.gov.br. É necessário ter pelo menos de 16 anos e atuação mínima de um ano na área cultural. As inscrições serão submetidas a um processo de seleção pelos professores.

 

As turmas para cada oficina serão compostas por 30 alunos. No domingo (10), será realizada uma mostra com o resultado artístico das aulas em um palco móvel, a ser instalado no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X.

 

Programação – A oficina de Produção Executiva e Elaboração de Projetos é organizada pela especialista em Produção e Gestão Cultural, Carolina Dantas. A proposta é discutir o projeto cultural como um processo técnico, conceitual e criativo, com foco na estrutura geral de apresentação e considerando etapas como cronograma e orçamento. Também serão abordados temas como contrapartida social, inscrições em leis de incentivo, editais de empresas e fundos de cultura, bem como o projeto executivo (texto, cotas de apoio/patrocínio e contrapartidas de marketing), a “hora de realizar” e o papel do produtor da pré à pós-produção.

 

O roteirista, dramaturgo e diretor artístico Elísio Lopes Jr. é responsável pela oficina de Direção Artística e Gestão de Grupos. Na ocasião, os alunos vão identificar a diferença entre criação e gestão e aspectos da direção artística (prática de ensaio, jogos criativos para autores, atores e diretores e prática de método de ensaio para teatro). Além disso, será discutido o conceito e a prática de estéticas próprias, baseados em estudos de grupos e seus referenciais estéticos, buscando caminhos para a sobrevivência de equipes.

 

Já a oficina de Música Criativa terá dois professores, sendo o primeiro o cantor Saulo Fernandes, que dará a aula de estreia. Nos dias seguintes, o maestro, compositor, arranjador e professor de música Sérgio Souto vai conduzir o trabalho. Os encontros visam a promover trocas de conhecimentos e experiências e realizar atividades de iniciação e/ou qualificação em música.

 

A oficina de Grafite, liderada pelo artista baiano Lee 27, vai apresentar aos alunos o mundo do grafite e da cultura Hip hop, com foco no universo baiano. Além disso, irá desenvolver atividades que incentivem o desenvolvimento da coordenação motora, ensinar a criação de letras e personagens e a organização de mural.

 

Nas aulas da oficina de Dança de Rua, através de métodos teóricos e práticos, o arte-educador, coreógrafo e dançarino Ananias Break ensinará técnicas e fundamentos básicos da dança nas modalidades Popping e Breaking (ritmos e expressão corporal), bem como mostrar a história da dança de rua através da exibição de filmes e slides e estimular a reflexão sobre a dança.

 

A oficina de Criação Literária será tutorada pelo poeta, escritor, professor, performer Alex Simões (alexsim), também ativista político e cultural. Partindo do repertório da música popular brasileira e de ritmos mais contemporâneos, como o rap e o funk, as aulas vão mostrar como as noções de verso, metro e esquemas rítmicos, dentre outros pontos, estão presentes na poesia e na música popular e como eles se complementam para a renovação dessas linguagens. Também serão discutidos conceitos básicos para a apreciação da poesia e da letra musical. Ao final do curso, vai ser promovido um sarau performático sobre o repertório trabalhado na oficina e com a produção dos alunos.

Skip to content