Prefeitura abre inscrições para programa de treinamentos em tecnologia

Reforçar, ampliar e potencializar os talentos de uma pessoa. Esses são os objetivos do Programa Talent Booster, que aterrissa em Salvador no mês de setembro e já está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (26), para interessados na área de tecnologia. A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), com a empresa de tecnologia de pagamento Visa, a Via, por meio do seu Marketplace, e da Fundação Casas Bahia, Rede de Cidades Resilientes e o Hub Salvador.

Para participar da seleção, o candidato deve morar na capital baiana, ter mais de 18 anos e se inscrever até o próximo dia 2. A prioridade é para candidaturas de mulheres e pessoas negras, com o objetivo de promover a diversidade e apoiar a inclusão e capacitação dessas pessoas no mercado de trabalho.

Nesta edição, serão oferecidas 60 vagas e 90 horas de treinamentos para dois cursos distintos: Desenvolvimento de Aplicativos e Agentes de Marketplace (venda on-line em sites de grandes varejistas). As capacitações serão realizadas de modo híbrido, no qual os instrutores ministrarão as aulas de forma remota, e os alunos que não tiverem condições de participar virtualmente poderão ter acesso ao conteúdo no Hub Salvador, localizado no Comércio.

Quem optar por assistir às aulas no Hub, deverá seguir todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 determinados pelo Município, como a utilização de máscara durante todo o tempo de permanência no local, manter o distanciamento e a higienização. Quem escolher assistir remotamente terá que possuir computador e acesso à internet de boa qualidade.

Etapas – O Talent Booster é composto por três etapas: seleção, capacitação e visibilidade. Na primeira, serão escolhidos os melhores candidatos de acordo com os pré-requisitos e perfis desejados para cada treinamento. Na capacitação, as pessoas serão treinadas em Hard e Soft Skills (conhecimentos técnicos e comportamentais, respectivamente). Já na fase final, haverá a busca por parcerias com empresas e negócios locais buscando potenciais empregadores (para os desenvolvedores de aplicativos) ou potenciais clientes (agentes de marketplace).

Treinamentos – Quem optar pelo curso de Desenvolvimento de Aplicativos já deverá saber desenvolver em alguma linguagem de programação, assim como entender de lógica e estrutura de dados. Na grade de conteúdos serão abordados assuntos como Python, Banco de Dados, Flutter, Gerenciamento de Tempo, Trabalho Colaborativo, Inteligência Emocional e Resolução de Problemas Complexos. A carga horária da formação é de 60 horas, com turma de, no máximo, 30 alunos.

Para quem escolher pelo curso de Agentes de Marketplace, é fundamental ter espírito empreendedor. A formação terá carga horária de 30 horas e serão abordados assuntos como Marketplace, Gestão de Frete, Cadastro de Produtos, Atendimento ao Cliente, Vendas Online, Gerenciamento de Tempo, Inteligência Emocional e Pensamento Criativo, Automotivação e Autogerenciamento. A turma também terá, no máximo, 30 alunos.

O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 20 de setembro e ficará disponível no mesmo endereço da inscrição. O início das aulas está previsto para a semana seguinte, no dia 27 de setembro.