A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), alerta que apenas os beneficiários do programa Bolsa Família que não atualizaram os dados há dois anos ou mais devem comparecer a um dos postos municipais para fazer a atualização cadastral. Desde a segunda-feira (19), os postos de atendimento estão lotados com milhares de pessoas enfrentando filas para se recadastrar e levando consigo carta enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) solicitando o comparecimento.
“Mais da metade das pessoas que têm ido aos postos já fizeram o recadastramento e não têm necessidade de fazê-lo outra vez antes de completados dois anos. Para saber se devem comparecer para o recadastramento, basta verificar atentamente o extrato emitido no momento do saque do benefício, pois lá está indicada a data de comparecimento”, explicou o secretário da Semps, Maurício Trindade.
Quem ainda não realizou o recadastramento tem o prazo de até o final do mês de dezembro para fazê-lo, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa. Para fazer a atualização cadastral, é necessário comparecer a um posto de atendimento levando original e cópia do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência do titular e pendentes maiores de 18 anos, além de RG ou certidão de nascimento e carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
Em Salvador, os beneficiários contam com 11 locais de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, na Central de Informações e Atendimento Social (Cias), localizado na Rua do Tesouro; sede da Previs, na Avenida Joana Angélica; Cias da Boca do Rio; Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ), no Shopping Baixa dos Sapateiros); Anexo 3 da Secretaria Municipal da Educação, em Boa Vista de Brotas; Lar Harmonia, em Piatã; e agências da Coelba localizadas nos bairros da Liberdade, Periperi, Itapuã, Pirajá e Praça da Sé.