Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura amplia número de postos com vacina da gripe em Salvador

Mais oito postos de saúde em Salvador vão reforçar a oferta da vacinação contra a gripe a partir desta quarta-feira (15). Sendo assim, a população pode acessar 24 postos distribuídos nos 12 distritos sanitários da cidade.  

Podem buscar o imunizante, exclusivamente, o público elegível da estratégia, composto por trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021. 

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado, já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público-alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância e Saúde da pasta, até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade. Desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.  

“São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou a diretora de Vigilância e Saúde, Andréa Salvador. 

Confira a lista atualizada de postos: 

DS Barra/Rio Vermelho 

Multicentro Adriano Pondé  

DS Boca do Rio  

USF Parque de Pituaçu 

DS Cabula/ Beiru  

USF Fernando Filgueiras (Cabula VI) 

DS Cajazeiras  

USF Yolanda Pires  

USF Cajazeiras IV  

DS Centro Histórico  

Multicentro Carlos Gomes  

DS Liberdade  

Multicentro Professor Bezerra Lopes  

DS Brotas 

UBS Manoel Vitorino 

DS Itapagipe 

USF Joanes Leste  

USF Joanes Centro Oeste  

DS Itapuã  

USF Mussurunga 1 

DS São Caetano Valéria  

USF Antonio Lazzarotto  

DS Subúrbio  

USF Tubarão 

USF Teotônio Vilela 2 

USF Congo 

USF  São João do Cabrito  

USF Alto da Terezinha  

USF Fazenda Coutos 1 

USF Alto do Cruzeiro 

DS Pau da Lima  

USF Vila Canária  

USF Dom Avelar  

USF Nova Brasília  

UBS Pires da Veiga 

Skip to content