Prefeitura amplia número de vacinados em primeiro dia de campanha

Cerca de 3,1 mil pessoas devem ser imunizadas hoje (19) e outras 5,3 mil amanhã (20)

A Prefeitura iniciou hoje (19) a vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19. Ao longo do dia, cerca de 3,1 mil pessoas devem ser imunizadas com a primeira dose da CoronaVac nas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, na Base Central do Samu 192, em Pau Miúdo, no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, no abrigo Dom Pedro II, em Itapuã, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Gripários de Pirajá/Santo Inácio, dos Barris e de Brotas.

Em alguns locais, a vacinação já terminou, a exemplo do Abrigo Dom Pedro II, onde todos os 53 idosos foram imunizados. A estratégia utilizada para essa primeira remessa envolve a disponibilização de 11 equipes volantes nos locais selecionados. Por isso, a população não deve se direcionar a nenhum ponto de vacinação neste momento. Nesta quarta (20), segundo dia da campanha, 5,3 mil profissionais de saúde devem ser imunizados.

A programação segue recomendação de informe técnico emitido pelo Ministério da Saúde. Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, o dia de hoje é histórico para Salvador e para todo o estado. A expectativa é que a administração da primeira remessa da CoronaVac seja feita em oito dias.

“Como a quantidade de vacina que chegou agora é pequena para uma cidade de três milhões de habitantes, tivemos que mudar um pouco a nossa estratégia definida no Plano Municipal de Imunização. A vacinação está ocorrendo nos locais do público mais prioritário. Começamos hoje com equipes volantes, vacinando diretamente nas instituições e sem divulgar as próximas datas para evitar aglomerações e o risco de disseminação”, afirmou o secretário.

Unidades – Na Base Central do Samu, cerca de 100 doses foram administradas em profissionais de saúde que atuam no serviço, logo nas primeiras horas da manhã. Ao todo, 900 trabalhadores da área devem ser imunizados com essa primeira remessa da vacina. A expectativa é que, em média, 80% desses profissionais sejam vacinados hoje.

“Diante da quantidade de doses ofertadas, a estratégia de saúde foi vacinar os profissionais que têm o contato direto com pacientes de Covid-19, ou seja, quem atende nos Gripários, unidades que recebem pessoas com o coronavírus diariamente; além dos profissionais do Samu que transportam esses pacientes até os leitos de referência”, contou Ivan Paiva, coordenador de Urgência e Emergência da SMS.

Na UPA e Gripário do Vale dos Barris, onde atuam 350 profissionais da saúde, a vacinação começou cedo e teve um fluxo intenso, segundo o coordenador médico da unidade, Adevailton Silva. “Nós percebemos que a adesão é geral. Profissionais que estavam trocando de turno foram orientados a se dirigir ao posto de vacinação, e a equipe que está atuando ao longo do dia também está se vacinando”, afirmou.

Conforme a chegada gradativa da vacina, outras pessoas serão imunizadas. A Prefeitura espera vacinar, nos 12 distritos sanitários da cidade, 571.847 cidadãos e cidadãs que fazem parte do público prioritário, em quatro fases, quando a vacinação estiver a todo vapor. A maior parte dos vacinados será composta por idosos com idade entre 60 e 74 anos (185.556), seguidos daqueles com morbidades (149.068) e trabalhadores da área da saúde (102.997).

CoronaVac – A primeira remessa da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegou a Salvador na noite de ontem (18). A vacina deve ser aplicada em duas doses, com um intervalo de duas a quatro semanas entre elas. A conservação das doses é feita em uma temperatura de 2 ºC a 8 °C.

Para o armazenamento, o município conta com seis câmaras de conservação de vacina, quatro freezers domésticos e um freezer científico. A SMS também dispõe de três ultrafreezers de -86°C, para vacinas que necessitem ser acondicionadas em baixíssima temperatura. Além disso, a Prefeitura dispõe de todos os insumos, equipamentos e estruturas físicas necessárias para uma ampla campanha de vacinação.