Prefeitura amplia oferta de serviço de castração animal

Após obras de adequação e a contratação de prestadores, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reativa o serviço de castração gratuita de animais na própria sede, localizada no bairro do Trobogy. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde amplia a oferta do procedimento, intensificando as ações de combate à raiva através do controle de reprodução. Desde 2009, a castração animal era feita apenas através do convênio entre a Prefeitura e uma clínica privada, com um média mensal de 290 cirurgias.

No CCZ, os atendimento serão prioritariamente voltados para os animais encaminhados por ONGs. Cerca de 120 já estão cadastrados e passarão pelo procedimento na primeira etapa de funcionamento do serviço, que acontecerá sempre às terça, quinta e sexta-feira, sendo iniciada já amanhã (10).

Para o público geral, a SMS também otimizou o agendamento para castração. Desde setembro, os interessados em realizar a cirurgia em seus animais de estimação passaram a marcar o procedimento através de 27 unidades de saúde distribuídas pela cidade. A descentralização do serviço acabou com o tumulto para recebimento das guias de marcação, antes oferecida apenas no Complexo de Vigilância à Saúde, na Vasco da Gama. Os interessados deverão ligar primeiramente para os telefones 156 ou 160, onde receberão orientações para habilitação do serviço e o encaminhamento.

A partir do mês de novembro, a Prefeitura dá mais um importante passo para ampliar o acesso ao serviço de castração animal com o funcionamento do Castramóvel. O veículo adaptado fará ações itinerantes em diversos bairros da cidade, prioritariamente naqueles onde há elevado número de animais errantes ou notificação de casos de raiva.

São observadas algumas exigências para o atendimento cirúrgico: o animal tem que ter entre oito meses e cinco anos, e uma boa saúde; o cartão de vacinação deve ter o registro de pelo menos da vacinação anti-rábica; o peso também não pode estar muito abaixo do ideal; e, em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período gestacional.

O Centro de Controle de Zoonosesfica Rua do Mucambo, Vila 2 de Julho, Alto do Trobogy.