Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura amplia quantitativo de hortas em escolas da rede municipal

Mais três escolas da rede municipal de ensino de Salvador foram beneficiadas, nesta quinta-feira (27), com a implantação das hortas escolares. A estrutura que estimula a alimentação saudável, além de reforçar a importância da preservação do meio ambiente em sala de aula, foi implantada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) em Pirajá, Fazenda Grande I e Plataforma. 

A iniciativa faz parte do projeto Horta nas Escolas, promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Smed) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Somente esse ano, seis instituições da rede passaram a ser beneficiadas pelo programa. 

“É uma forma de estimular desde cedo o contato das crianças com a terra. Além de fortalecer a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, também é uma maneira prática de gerar a educação ambiental entre os estudantes”, afirmou a titular da Secis, Marcelle Moraes. 

Até o final do ano, pelo menos dez hortas escolares serão implantadas para a produção de alimentos no espaço urbano, evitando o consumo e a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, bem como, permitindo o desenvolvimento das comunidades. O programa visa ampliar as opções no cardápio de mais de 145 mil estudantes que terão uma quantidade maior de verduras, legumes, grãos e frutas nas refeições. 

Sustentabilidade – Este mês, Salvador ganhou destaque internacional durante o Fórum do Pacto de Milão pela implementação dessa política pública que já está gerando impactos significativos aos sistemas alimentares da capital. O objetivo é garantir a substituição de 20% dos alimentos de origem animal por vegetal para os estudantes, a fim de trazer protagonismo ao consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais como base para uma alimentação saudável e sustentável.

Criado: 27 Outubro 2022

Skip to content