Prefeitura aplica sistema para atender demandas dos cidadãos

A partir de agora, as solicitações enviadas aos diferentes canais de comunicação da Prefeitura serão acessadas diretamente pelos setores operacionais dos órgãos executores da administração municipal, através do Sistema de Relacionamento ao Cidadão Fala Salvador, gerenciado pela Ouvidoria-Geral do Município (OGM). O sistema centraliza as demandas recebidas pelo Disque Salvador 156, Prefeituras-Bairro e Portal Fala Salvador. Para melhorar a efetividade do serviço, a OGM está realizando treinamentos com os órgãos, com orientações sobre como utilizar o sistema.

O ouvidor-geral, Humberto Viana, destaca que o acesso ao Sistema Fala Salvador para secretarias executoras de serviços torna possível o acompanhamento mais próximo dos registros dos cidadãos, assegurando mais rapidez na deliberação da ordem de serviço, além de garantir o acompanhamento das datas limite estabelecidas para cada demanda. Caso passe do tempo determinado para cumprimento do serviço ou obra, caberá aos ouvidores titulares ou adjuntos de cada pasta cobrar e fazer cumprir o vencimento da solicitação. Vale lembrar que cada serviço obedece a prazos diferenciados e isso varia de acordo com a demanda do órgão.

“É importante o envolvimento e a participação direta dos gestores nesse trabalho, priorizando o atendimento ao cidadão”, afirma o ouvidor-geral Humberto Viana. Ele explica que cabe a OGM viabilizar o encaminhamento dos assuntos demandados, sensibilizando os gestores quanto à importância do retorno dessas solicitações. “Temos que garantir aos cidadãos uma resposta, fazendo cumprir a solução dos seus anseios”, diz Viana.

Segundo a coordenadora de Atendimento ao Cidadão da OGM, Flávia Ribeiro, o sistema está em fase de adaptação e haverá novos ajustes para aprimorar ainda mais o serviço. “Esse alinhamento com as secretarias visa melhorar o relacionamento da gestão pública com o cidadão, acelerando a identificação de situações críticas, aumentando a transparência e eficiência dos serviços prestados”, coloca Ribeiro.

Viana enfatiza o empenho de todos os envolvidos, mas lembra que mudanças precisam de tempo e adaptação. “Precisamos da compreensão e apoio tanto dos gestores e executores quanto da população para que possamos concluir a implantação com todos os requisitos atendidos. Isso será um grande avanço na gestão pública da cidade e na aproximação da Prefeitura com o cidadão”, remata o ouvidor.

Além do atendimento presencial nas Prefeituras-Bairro e via telefone pelo Disque Salvador 156, o cidadão também pode fazer sua solicitação via internet através do Portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br). “É importante que a população acesse o portal, sugira melhorias, indique dificuldades, ajude a construir e aperfeiçoar o serviço”, ressalta o ouvidor-geral.