Prefeitura apoia ação de pintura a pontos turísticos de Salvador

A Prefeitura apoia o projeto Tudo de cor para você, promovido pela empresa Tintas Coral em diversas cidades do país e que, nesta edição, vai beneficiar três pontos turísticos e de lazer de Salvador: o Mercado Modelo, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Elevador Lacerda. As ações já foram iniciadas e os monumentos foram escolhidos pela relevância histórica e social que possuem para a cidade, além de serem conhecidos em todo o mundo e visitados por milhares de turistas anualmente.

A iniciativa na capital baiana também conta com o apoio da Comercial Ramos e do Instituto Ivete Sangalo – a cantora que dá nome à instituição é a madrinha do projeto em Salvador. Serão utilizados 2.137 litros de tinta e, desse total, cerca de 1 mil litros estão sendo usados apenas na pintura do Elevador Lacerda (fachada e gradil). Já o Mercado Modelo receberá 816 litros e os outros 248 litros de tinta darão cor ao Espaço Cultural da Barroquinha.

“O objetivo do Tudo de cor para você é levar cor para a vida das pessoas. Buscamos, por meio da cor, levar transformação e bem-estar às comunidades, além de despertar o desejo de preservação na população. Para nós, é extremamente gratificante realizar um projeto que beneficiará a população de uma cidade já tão colorida e alegre como Salvador”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral.

O prefeito ACM Neto afirmou que a iniciativa da Coral é importante para valorizar os monumentos históricos de Salvador e atrair ainda mais visitantes à capital baiana. “Os espaços públicos da cidade, como a orla e os parques, por exemplo, estão passando por um amplo processo de requalificação. A pintura dos monumentos, sem dúvida, é mais um passo importante para que Salvador seja ainda mais atrativa para seus moradores e visitantes.”

Projeto

O Tudo de cor para você é o principal projeto socioambiental da Tintas Coral. Desde o início do projeto, em 2009, mais de 520 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3.500 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá.

A iniciativa envolve, também, o combate à degradação de áreas e patrimônios históricos, com a união de moradores, voluntários e mais de mil funcionários na pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.800 aprendizes formados pela iniciativa, o que contribui para o aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.