Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura apoia podcasts sobre dramaturgia negra contemporânea

A Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), premiou dois projetos de podcasts que abordam a dramaturgia negra contemporânea produzida em Salvador. Um deles é o “Teatro para Ouvir”, idealizado pelo ator e babalorixá Gustavo Melo, que traz cinco monólogos, três deles interpretados pelo também ator Leno Sacramento. As outras duas produções são de Mônica Santana, que além de atriz, é dramaturga e jornalista. 

“É uma experimentação para ampliar os sentidos de como a presença negra e sua representação artística são absorvidas, para além do visual. Estamos investindo na percepção auditiva, que exige da imaginação do ouvinte a complementação dos diálogos e histórias que contamos nesta série”, disse Melo. 

O Teatro para Ouvir é composto por cinco episódios, com duração média de 25 minutos cada. Com estreia ocorrida no último dia 10, os episódios estão sendo lançados semanalmente, às quintas-feiras, até 7 de abril. O material é transmitido pelo Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts e o link para ouvir está disponível nos perfis @melocerqueira e @escolapelenegra no Instagram. 

Afetos no digital– Love Store, podcast proposto por Monica Santana, enseja uma discussão a respeito dos afetos no contexto digital, com humor e leveza. “’Love Store’ em português significa ‘loja do amor’. É um trocadilho com ‘Love Story’, que quer dizer ‘história de amor’. Perpassamos pelos relacionamentos de Nadja, uma mulher negra que trabalha numa esmalteria, desde o começo da internet até o momento atual, refletindo sobre o mercado afetivo neste ambiente”, sintetiza a idealizadora. 

O projeto também tem cinco episódios, com 15 a 20 minutos cada, tendo estreado e sendo veiculado nos mesmos dias do Teatro para Ouvir, com transmissão disponível no Spotify, Deezer, Youtube, Castbox e link no perfil @monicasantana no Instagram. 

Ambos os projetos foram contemplados através do Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da FGM, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Skip to content