Prefeitura apresenta projeto para urbanização das Dunas de Itapuã

Demanda antiga de representantes de diversas correntes religiosas que utilizam o local para cultos e retiros espirituais, chegando a receber até 5 mil pessoas semanalmente, o projeto para requalificação das Dunas de Itapuã, no trecho situado ao lado da Avenida Dorival Caymmi, foi apresentado pela Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (10). A cerimônia contou com a participação do prefeito Bruno Reis, do secretário de Obras e Infraestrutura (Seinfra), Luiz Carlos Souza, do ex-prefeito ACM Neto, e de diversas autoridades municipais.

Com projeto desenvolvido pela própria Seinfra, a requalificação prevê, dentre outros objetivos, uma ampla urbanização da área, com instalação de toda a infraestrutura necessária para dar suporte aos frequentadores do lugar, proporcionando mais qualidade, conforto e segurança. A intervenção foi pensada para que as atividades rotineiras, dentre elas as religiosas, ocorram em plena consonância com a natureza, de modo a preservar as características originais do local. Além disso, será instalado na região um receptivo para dar suporte aos visitantes com informações sobre o monte, e fazendo campanhas educativas de preservação do meio ambiente.

O prefeito Bruno Reis destacou que, independente de credo, raça ou cor, a Prefeitura busca sempre garantir o melhor para os soteropolitanos. “É fundamental a união de todos. Uma cidade com as características de Salvador é para todos os habitantes. E a Prefeitura se preocupa com todos na cidade, por isso mesmo somos totalmente contra a intolerância religiosa. Este projeto está de acordo com as regras e as leis ambientais, preservando a natureza, as dunas, atendendo todos os princípios para cuidar e preservar este patrimônio riquíssimo”, declarou.

O chefe do Executivo Municipal lembrou também que, desde a gestão anterior a Prefeitura tem dado cada vez mais espaço e reconhecimento às religiões praticantes na cidade. “Atuamos com o cadastramento dos terreiros, fizemos obras no Gantois, na Pedra de Xangô e demais espaços. Mas aqui é a capital da diversidade e cabe aos gestores que se preocupam com a cidade dar plenas condições para que o povo possa manifestar, de forma livre, a sua fé. Queremos o melhor para nossa cidade e devemos respeitar esse ativo de Salvador”, completou.

Responsável pela urbanização no local, o secretário da Seinfra explicou que o projeto tem por objetivo proporcionar bem-estar e segurança aos visitantes. “O conceito é garantir a utilização do espaço ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente e garantir segurança e estrutura para as cerca de 5 mil pessoas que frequentam este espaço semanalmente. A ideia é garantir toda infraestrutura necessária, com espaços de lazer e convivência, proporcionando um projeto completo, que ofereça dignidade, conforto e tudo isso preservando o meio ambiente”, disse Luiz Carlos de Souza.

Proposta – A previsão é de que as intervenções sejam realizadas em uma área de 5.654 m², sendo 1.900 m² de área construída, com investimento de R$5 milhões, aproximadamente. O projeto prevê ainda a instalação de sede da administração, sanitários, estacionamento, e um Núcleo de Orientação Ambiental, com auditório para 50 pessoas.

A arquitetura do equipamento, com formas inclinadas, remete ao desenho das dunas e à elevação ao sagrado. A requalificação prevê também a construção de escadaria em madeira, pavimentação, paisagismo, equipamentos de lazer, iluminação, passeio, deque e mirante, além de macro e microdrenagem, dentre outros itens.