Prefeitura assina termo para enfrentamento à Aids em Salvador

Solenidade será na segunda-feira (5), às 11h, no Palácio Thomé de Souza

Dados do Ministério da Saúde apontam que 630 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV no Brasil. Na Bahia, com população de mais de 14 milhões de habitantes, foram notificadas 10.452 ocorrências em 2012. Dessas, 6.913 pertencem ao sexo masculino e 3.539 ao feminino, totalizando uma média de 5,7 casos por 100 mil habitantes. Com o objetivo de traçar estratégias no combate ao vírus, a Prefeitura do Salvador assinará, nesta segunda-feira (5), um termo de cooperação técnica junto com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o que coloca a capital baiana em uma posição de destaque no enfrentamento da doença no Brasil.

O evento contará com a presença do prefeito ACM Neto e do diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé, que vem de Genebra para a assinatura do documento. A solenidade, que terá também a presença do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, ocorrerá a partir das 11h, no Palácio Thomé de Souza.

Unaids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no combate ao vírus. A infecção se transformou na principal causa de mortes e doenças de mulheres em idade reprodutiva no mundo.

A Unaids adverte que até 70% das mulheres no mundo sofrem violência, o que prejudica a capacidade de negociar relações sexuais seguras com seus parceiros. Elas podem estar sendo forçadas a fazer sexo sem preservativo, o que aumenta a chance de contaminação.