Prefeitura atende famílias que tiveram casas inundadas em Valéria

As 40 famílias da comunidade próxima à área conhecida como Terracom, no bairro de Valéria, que tiveram suas casas inundadas devido ao transbordamento de um córrego provocado pelas chuvas, foram atendidas nesta sexta-feira (11) por equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A área recebeu ainda a visita do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, e do Ouvidor-geral da Prefeitura, Humberto Viana, que foram ver de perto os danos provocados pela água. Técnicos da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e Promoção Social estão no local desde ontem (10), quando o problema foi registrado.

Uma equipe com médico, enfermeira e auxiliar de enfermagem do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria foi deslocada para prestar atendimento, munidos de vacinas e medicamentos, pois algumas pessoas ingeriram água da inundação e estão apresentando dor de cabeça e diarreia. Os pacientes que necessitarem de maiores cuidados serão encaminhados para uma das unidades da rede de saúde da Prefeitura ou instituições conveniadas.

De acordo com o Humberto Viana, a Prefeitura começou a agir assim que foi informada do problema, causado pela fuga de um material depositado em terreno próximo ao córrego, na BR-324. Com as fortes chuvas, a terra e o entulho foram arrastados e acabaram obstruindo o córrego, provocando a inundação das casas. A própria força das chuvas desobstruiu o canal, fazendo com que a vazão voltasse ao seu nível normal.

“Felizmente, não houve vítimas fatais. As famílias tiveram que sair de casa e se alojar com amigos e parentes. Mas, com a melhora do tempo, muitos já estão retornando para seus lares”, explicou o ouvidor-geral. Segundo o secretário Maurício Trindade, titular da Semps, as equipes do órgão irão atuar 24 horas na região e as famílias que não tiverem onde ficar serão cadastradas para receber o aluguel-social. Elas também terão direito a comida, roupas e colchões.

Segundo o secretário Paulo Fontana, a Prefeitura também já acionou o proprietário do terreno de onde saiu a terra e entulho para cercar sua área. A medida é para evitar que mais material seja jogado no local e possa causar novos problemas para a comunidade.