Prefeitura avalia metas na 2a Reunião Trimestral

A 2a Reunião Trimestral de Acompanhamento do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Salvador começou às 9 horas, no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, com a participação do prefeito ACM Neto e todos os secretários e dirigentes de órgãos municipais. Coordenada pela Casa Civil, a reunião vai avaliar o andamento de todas as metas e iniciativa estratégicas estabelecidas no Plano Estratégico para a gestão 2013-2016, nas áreas de Educação, Saúde, Justiça Social, Ambiente de Negócios, Turismo e Cultura, Mobilidade, Ambiente Urbano, Ordem Pública, Gestão para Entrega e Equilíbrio de Contas.

2504PREFEITURA

“Vencida a etapa prevista no planejamento, de colocar ordem na casa, todas as secretarias agora se debruçam no desafio de devolver a cidade ao cidadão a partir das metas estabelecidas para este ano”, explica o secretário chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, que assumiu a pasta no decorrer do trimestre. “Eu já tinha a percepção das mudanças ocorridas em Salvador como cidadão e agora como gestor posso ver de perto que esta transformação é fruto de um trabalho contínuo e da sinergia entre as secretarias, sob a liderança do prefeito ACM Neto”, avalia Carreira.

O cidadão também pode acompanhar o desdobramento do plano na publicação “Salvador Construindo um novo futuro 2013-2016”, disponível no site da prefeitura Estão estabelecidas 56 metas e, para alcançá-las, elencadas 53 iniciativas estratégicas que se desdobram em projetos e ações com prazos estabelecidos. O acompanhamento é feito semanalmente, em constante interação entre a Casa Civil e as demais secretarias e órgãos da prefeitura.

Avanços – Entre os avanços nos serviços realizados na área de saúde, por exemplo, está a ampliação da cobertura de atenção básica de 18%, pior índice entre as capitais em 2012, para 31,4% em 2013, 2º maior crescimento no país. Foi inaugurado o primeiro multicentro, no Vale das Pedrinhas, e reformadas 62 Unidades Básicas de Saúde. Na Educação já foram selecionadas 21 escolas para reconstrução em 2014 e assinados contratos para a construção de mais dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

A instituição das cotas de 30% para afrodescendentes em concurso públicos e em cargos de confiança na prefeitura e a inauguração de quatro Centros de Referência de Assistência Social e dois hotéis sociais estão entre a as metas realizadas na área temática de Justiça Social.

Nas áreas de ambiente de negócios e turismo e cultura se destacam a profissionalização da gestão dos eventos culturais e turísticos e a nova organização do Carnaval, mais participativo e ordenado; a inauguração do Centro do Empreendedor Municipal e a realização do Festival da Cidade e do Arte em toda a parte, com mais de 40 projetos contemplados.

Transitar na cidade ficou mais fácil com o recapeamento de mais de 165 km de ruas e avenidas. O pedestre também começa a usufruir das melhorias nas vias públicas com o lançamento projeto Eu curto meu passeio, que iniciou a reconstrução de passeios nas áreas púbicas e a notificação de mais de 60 kms de passeios particulares. Também foi lançado o edital de Concessão do Transporte Público.

O cidadão também pode observar mudanças no Centro Antigo, com o  ordenamento comercial dos ambulantes na avenida 7 de setembro.  As obras de requalificação da Boca do Rio foram concluídas, a da  Barra será entregue no início de junho. Os projetos e obras continuam  em outros 7 trechos da Orla,  de Itapuã a São Tomé de Paripe.

Na reunião, os secretários vão assinar o acordo anual de resultados para 2014, termo de compromisso de cumprimento das metas relacionadas às suas pastas. Cada gestor vai se comprometer a organizar e implementar as ações necessárias à realização das iniciativas estratégicas, ações e projetos e ao cumprimento das metas pactuadas.