Prefeitura avança com obras de reordenamento da Avenida Sete

As obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro, onde a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) pretende criar um verdadeiro shopping a céu aberto, estão avançadas e devem ser concluídas em dezembro deste ano. Três das treze ruas transversais já estão concluídas e aguardam apenas a colocação da cobertura em policarbonato e a instalação das novas barracas padronizadas a serem utilizadas pelos ambulantes.

De acordo com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), que executa o projeto em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), apenas a Rua Nova de São Bento não vai passar pela requalificação este ano, pois depende de intervenções de macro e micro drenagens mais profundas. A ação faz parte do projeto de requalificação e ordenamento de ambulantes da Avenida Sete de Setembro, desenvolvido em conjunto pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e representantes das associações dos ambulantes, sob a coordenação da Semop e apoio do Sebrae-BA.

Uma das maiores intervenções da Prefeitura será na Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como Relógio de São Pedro, com a mudança em três vias: 11 de junho, 21 de abril e Portão da Piedade. Nesta última já começou a retirada do piso. A praça vai ser reformada e o reordenamento dos ambulantes inclui também os que estão do outro lado, em frente à Caixa Econômica Federal. Segundo Isaac Peixoto, assessor da Sucop, o calçadão será incorporado a Barão do Rio Branco. Os shoppings a céu aberto já vão funcionar para as compras de Natal.

“Não haverá mais barracas nas praças, pois a praça é do povo, como o céu é do avião”, uma referência à música de Caetano Veloso e também porque o espaço será melhor utilizado no Carnaval. As obras prosseguem ainda na Rua Carneiro Ribeiro, ao lado do Colégio Central da Bahia e na próxima semana iniciam na Rua Coqueiro da Piedade, ao lado da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e no Largo do Rosário. As coberturas em policarbonato serão colocadas nas ruas já finalizadas como a do Cabeça e Beco do Mocambinho e a estrutura metálica no Beco Maria Paz.

A Rua Nova de São Bento será inteiramente recuperada e não apenas a área do calçadão. Como a intervenção é grande, pois no local há problemas com a captação da água da chuva, a Sucop resolveu deixar para o próximo ano a intervenção. “Não queremos atrapalhar as vendas de Natal, nem dos comerciantes, nem dos ambulantes. Já que não sabemos como está a real situação da rede local”, explica Isaac Peixoto. A Rua 24 de fevereiro, de acesso à Estação da Lapa, ao lado do convento de mesmo nome, também passa por reforma.

Projeto – O projeto de requalificação e ordenamento de ambulantes na Avenida Sete de Setembro estabelece 915 vagas para camelôs em 12 áreas transversais e vai beneficiar cerca de 730 trabalhadores cadastrados na Prefeitura. As outras áreas que ainda passarão por requalificação são as ruas Onze de Junho, Coqueiros da Piedade, Portão da Piedade e Nova de São Bento, além do Largo do Rosário.

Além de melhorias na infraestrutura – como recuperação do sistema de drenagem, novo piso, pintura, cobertura, barracas e iluminação -, estão previstas também instalação de câmeras para auxiliar na segurança e coibir possíveis ações de vandalismo. As obras estão sendo realizadas de forma gradativa e os ambulantes que atuam nas transversais em obras foram relocados provisoriamente pela Semop.