Prefeitura avança nas negociações com trabalhadores da Praça Cairu

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) segue com reuniões de negociação com ambulantes e proprietários de barracas localizadas na Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo, buscando uma alternativa viável que permita a revitalização do espaço público. Foi realizada uma reunião com artesãos e trabalhadores do local, liderada pela secretária Rosemma Maluf, nesta quinta-feira (29), com objetivo de chegar a um acordo sobre o ordenamento da atividade na praça, que atualmente acontece sem licença ou pagamento da taxa de permissão, o que é considerado irregular. Esse foi o segundo encontro realizado pela Semop, que mantém aberto o diálogo com os trabalhadores da região.

A secretária apresentou como opções a realocação desses trabalhadores para feiras de artesanato que acontecem de maneira rotativa em determinados locais da cidade, a exemplo da Praça da Piedade e do Jardim dos Namorados; ou realocação para o Mercado de Artesanato do Bonfim, considerada alternativa mais viável. Nesta sexta-feira (30), técnicos da Semop e artesãos visitarão o espaço do Bonfim para avaliar as medidas necessárias para a revitalização do equipamento, criado especificamente para essa atividade.

Uma terceira hipótese seria a organização dos artesãos em associação para buscar um espaço no Centro Histórico onde pudessem trabalhar. A Semop daria o apoio no transporte das estruturas e a associação ficaria responsável pelo gerenciamento do espaço O prazo para a definição da solução seria 13 de setembro, mas a Semop preferiu adiar para 30 de setembro. Depois desse prazo, será feita a revitalização do entorno do Mercado Modelo uma ação articulada entre diversas secretarias, medida que já acontece em outros espaços públicos, a exemplo do Campo Grande.