Prefeitura-Bairro Centro/Brotas completa oito anos com 402 mil atendimentos

Primeira Prefeitura-Bairro de Salvador, a unidade Centro/Brotas, na Rua Guedes de Brito, 1, Centro, completa oito anos neste sábado (12) com uma marca de pouco mais de 402 mil atendimentos realizados desde a implantação, sendo que cerca de 42 mil foram realizados apenas em 2021. A estrutura tem se destacado como um importante meio de descentralização de serviços, levando para perto da população a possibilidade de realizar solicitações e registros essenciais à vida do cidadão.

A data será celebrada na próxima segunda-feira (14) com um bolo, às 16h, e com as presenças do subprefeito da unidade, Alan Muniz, e do secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, que irão cantar parabéns no local.

“A primeira Prefeitura-Bairro implantada em Salvador comemora oito anos de história trazendo consigo uma bagagem de ações e serviços para o cidadão. São mais de 400 mil atendimentos realizados desde a sua inauguração, o que demonstra que estamos sempre trabalhando para oferecer um atendimento cada vez mais efetivo e mais humanizado às pessoas”, afirma Moraes.

Ele ressalta que a população procura a Prefeitura-Bairro por acreditar no que é oferecido no local. “Por isso procuramos estar sempre prontos para atendê-los, e vamos continuar evoluindo, buscando as melhorias, para que esse case de sucesso continue a crescer, alcançando todos os soteropolitanos”, acrescenta.

Para o subprefeito Alan Muniz, que também é o mais antigo à frente de prefeituras-bairro, é uma felicidade poder comemorar a data, que marca uma significativa mudança na administração municipal.

“A Prefeitura-Bairro Centro/Brotas traz para a população as ações de diversas secretarias municipais e de outros órgãos, a exemplo do INSS. A finalidade é atender ao cidadão com a disponibilização de variados serviços na nossa regional, que conta com 23 bairros. Em nível de demografia, ela é uma das maiores e tem esse principal papel de interagir com a comunidade, fazer com que o serviço público chegue mais facilmente, com excelência, inclusão e transparência até o cidadão”, afirma.

Procura – Atualmente, a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas conta com 30 funcionários, prestando uma média de 180 atendimentos diários. No ano passado, por exemplo, os serviços mais demandados no ano passado foram a marcação de consultas e exames (81.647), a solicitação de 2ª via do cartão SUS (81.285), a atualização no programa Casa Verde e Amarela (65.726) e a atualização e inclusão no Cadastro Único (57.209).

Dezenas de outros serviços e atividades estão disponíveis no local, a exemplo da solicitação de emissão e segunda via do Certificado de Alistamento Militar, agendamento para o programa Primeiro Passo, apresentação de condutor infrator, cálculo da guia de Previdência Social, pedido de credencial de estacionamento em vaga especial para idosos e pessoas com deficiência, dispensação de medicamentos, emissão de carteira de trabalho e pesquisa de emprego junto ao Simm, entre outros.

Muniz destaca ainda como outra frente importante: a atuação dos subprefeitos na escuta das associações e conselhos comunitários, fazendo com que a gestão fique mais próxima das comunidades e facilitando os acessos aos serviços públicos. “É um legado dentro do município, deixando a gestão ciente do dia a dia, das situações e principais demandas de cada regional e de cada bairro”.

Atendimento – Os atendimentos nas dez Prefeituras-Bairro (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria), todas climatizadas e com acessibilidade, são realizados preferencialmente mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.